Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Semapa sobe quase 2,5% com aumento dos lucros até setembro

Na ressaca da apresentação de resultados, a empresa portuguesa valoriza quase 2,5%, depois de ontem ter anunciado um aumento homólogo de 15% no lucro dos primeiros nove meses do ano.

Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 01 de Novembro de 2019 às 09:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A Semapa, dona da papeleira Navigator e da cimenteira Secil, valoriza 2,44% para os 12,62 euros por ação, a reagir aos resultados trimestrais apresentados ontem.


Após o fecho da última sessão, o conglomerado português anunciou lucros na ordem dos 112 milhões de euros, nos primeiros nove meses deste ano, o que traduz uma subida de 15%, face ao mesmo período do ano anterior.

A contribuir para esta subida esteve uma combinação de vários fatores, como a melhoria dos resultados financeiros líquidos e a redução redução dos impostos sobre o rendimento em perto de 9,3 milhões de euros.

Entre janeiro e setembro, as suas duas joias - o papel e o cimento - tiveram contribuições díspares. Se por um lado, a Navigator contribuiu com 97,1 milhões de euros para os lucros do grupo, o que representou um recuo de 14,4% em termos homólogos; por outro, a cimenteira Secil () passou de prejuízos para um lucro de quase 17 milhões de euros até setembro deste ano.

A ETSA, uma empresa na área do ambiente que também faz parte do seu portfólio, gerou resultados de 2,3 milhões - uma melhoria de 78,2%.

Durante este ano, a Semapa desvalorizou perto de 4% e tem hoje um valor de mercado de 1.025 milhões de euros.

Os cinco analistas que cobrem a empresa portuguesa recomendam "comprar" ações da mesma. O banco de investimento que confere um potencial de subida maior das ações da Semapa é o CaixaBank BPI, com o analista Bruno Bessa a fixar o preço-alvo nos 25,65 euros por ação. A nota de "research" mais contida é a do Banco Santander com um preço-alvo de 13,14 euros.

Hoje, a JB Capital Markets atualizou a avaliação da Semapa, mas decidiu manter inalterado quer o preço-alvo (nos 20,80 euros), quer a recomendação ("comprar").
Ver comentários
Saber mais Semapa lucros resultados ações bolsa
Mais lidas
Outras Notícias