pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Wall Street afasta tensões geopolíticas e comerciais e volta aos ganhos. Oracle dispara 13%

Os índices norte-americanos voltaram a registar valorizações esta quinta-feira, já que o otimismo sobre a inteligência artificial voltou a centrar as atenções dos investidores após as contas trimestrais da Oracle.

Wall Street otimista com IA após contas da Oracle.
Wall Street otimista com IA após contas da Oracle. AP
12 de Junho de 2025 às 21:11

As bolsas norte-americanas voltaram aos ganhos esta quinta-feira, depois do fecho negativo da sessão anterior, com os investidores a focarem-se no otimismo em relação ao investimento e procura por inteligência artificial (IA), em detrimento dos desenvolvimentos na frente geopolítica e comercial. 

O S&P 500 subiu 0,22% para 6.035,25 pontos, o Nasdaq Composite ganhou 0,24% para 19.662,48 pontos e o industrial Dow Jones somou 0,24% para 42.967,62 pontos.

O otimismo foi sentido sobretudo depois da Oracle, uma empresa norte-americana de tecnologia e informática, ter revisto em alta as previsões de crescimento anual das receitas, impulsionada pela forte procura das empresas pelos seus serviços de IA. A empresa disparou 13,3%.

"A Oracle é mais uma peça no mosaico de investimentos de capital para IA e na necessidade contínua de mais computação que alimenta a revolução desta ferramenta", disse Art Hogan, estratega da B. Riley Wealth, em declarações à Reuters. "Quando os ventos soprarem nesta direção, certamente veremos 'players' importantes, como a Microsoft e a Nvidia, a aproveitarem este impulso", acrescentou. E a verdade é que se fez sentir em bolsa: a Microsoft subiu 1,3% e a Nvidia ganhou 1,5%. 

Além disso, o mercado acredita que a Reserva Federal vai cortar as taxas de juro mais cedo do que o previsto - com uma descida já dada como certa em setembro -, depois dos dados do relatório de pedidos de subsídio de desemprego nos EUA da semana passada terem subido para o valor mais elevado desde o final de 2021.  

A travar os índices de maiores subidas esteve, sobretudo, a escalada de tensões no Médio Oriente, assim como novos desenvolvimentos sobre as tarifas. 

Israel estará a preparar um ataque no Irão, o que levou os EUA a retirar as equipas da embaixada do Iraque. Washington e Teerão reúnem-se este fim de semana numa sexta ronda de negociações para tentar chegar a um acordo sobre o nuclear. O receio dos investidores neste clima de incerteza aliou-se ainda ao facto de o Presidente dos EUA, 

Noutros movimentos de mercado, as ações de mineradoras de ouro cotadas nos EUA avançaram, já que os preços do metal amarelo tocaram máximos de uma semana. A Newmont ganhou 4%, a Harmony Gold subiu 3,7% e AngloGold Ashanti saltou 6,4%.

A GameStop mergulhou 22% depois de anunciar um plano para emitir obrigações convertíveis no valor de 1,75 mil milhões de dólares, o que tornaria a criadora de videojogos numa das maiores emissoras de dívidas do ano. 

A fabricante é a responsável pela produção da aeronave 787-8, que transportava 244 pessoas e tinha acabado de descolar de Ahmedabad.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio