Crédito ao consumo cai mais de 10% em Agosto
389,4 milhões de euros. Este foi o valor emprestado em crédito ao consumo pelas instituições financeiras, em Agosto, revelou o Banco de Portugal, esta quinta-feira. Depois de dois meses de aumentos, o montante financiado para este fim diminuiu. Caiu 10,65% face a Julho. Ainda assim, cresceu mais de 27% face ao mesmo mês do ano passado.
PUB
Todos os destinos do crédito ao consumo registaram uma diminuição, em Agosto. A excepção foi o crédito pessoal com finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos. Neste segmento, o montante financiado aumentou 46% para 2,6 milhões de euros.
Em todos os outros destinos de crédito ao consumo, a tendência foi de queda, sobretudo no financiamento automóvel. Ainda assim, a compra de carro continua a representar quase 38% de todo o financiamento ao consumo concedido. No que se refere à locação financeira ou ALD, nos automóveis novos verificou-se uma queda de 20,7% para 23,9 milhões de euros, enquanto nos usados a diminuição foi de 21% para 4,8 milhões de euros.
PUB
Quanto à reserva de propriedade e outros, nos automóveis novos, o montante financiado caiu 17,9% para 32,6 milhões de euros, enquanto nos automóveis usados recuou mais de 5% para 86,5 milhões de euros.
Os cartões de crédito, contas correntes e facilidades de descoberto totalizaram 77,7 milhões de euros de novo financiamento, menos 10% do que um mês antes. Já o crédito pessoal sem finalidade específica, que continua a ser aquele que mais pesa no crédito ao consumo, registou uma quebra de 10% para 161 milhões de euros.
PUB
No acumulado dos primeiros oito meses do ano, as novas operações de crédito ao consumo ascenderam a 3,17 mil milhões de euros, mais 22% do que no período homólogo, revelam os dados do Banco de Portugal.
Saber mais sobre...
Saber mais crédito empréstimos financiamento consumo Banco de Portugal automóvel cartões de créditoO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda