pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira, destaque para o leilão de OT em Portugal, bem como para a apresentação de contas da Nos. Além disso, teremos os dados do emprego relativos ao terceiro trimestre.

newsletter cinco coisas 5coisas
newsletter cinco coisas 5coisas
08 de Novembro de 2017 às 07:30

Portugal regressa aos mercados


O Estado português vai pedir entre 1.000 e 1.250 milhões de euros emprestados a investidores, na próxima quarta-feira. As Obrigações do Tesouro que serão leiloadas têm reembolso previsto para daqui a nove anos e meio. No programa de financiamento para o quarto trimestre, o Tesouro liderado por Cristina Casalinho  previa leilões de obrigações do Tesouro, precisamente com aquele intervalo de montante a arrecadar.

Os investidores exigiram ontem juros mais baixos para apostar na dívida pública portuguesa, um dia antes de o país regressar aos mercados. Na maturidade de referência, a 10 anos, os juros quebraram a barreira dos 2%, o que aconteceu pela primeira vez desde 29 de Abril de 2015. A "yield" das Obrigações do Tesouro (OT) a 10 anos, de acordo com as taxas genéricas da Bloomberg, caiu 9,7 pontos base para os 1,930%, completando quatro sessões de quedas. 

Nos apresenta contas dos primeiros nove meses


A Nos divulga esta quarta-feira, após o fecho da bolsa, os seus resultados para o período de Janeiro a Setembro. Os analistas do CaixaBI antecipam um bom trimestre a nível operacional, com o crescimento das receitas a ser suportado pelo segmento das telecomunicações e com um aumento dos lucros na ordem dos 30%. Já o Haitong estima que lucros da Nos tenham subido 36% até Setembro.

Por seu lado, a Corticeira Amorim vai estar a reagir às contas apresentadas ontem depois do fecho da bolsa. A empresa lucrou mais 1,1 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano face ao mesmo período do ano passado, enquanto as vendas registaram um crescimento homólogo de 8,3% para 531 milhões de euros. Além disso, propôs um dividendo extra.

Destaque ainda para a Brisa, que vai apresentar os dados do tráfego do terceiro trimestre, e para a SAD do Porto, cujas cotações estarão a reagir ao facto de ontem ter sido alvo de buscas devido à transferência de um jogador.

Lá fora, destaque para a divulgação das contas de empresas como a energética alemã E.On e o banco francês Credit Agricole.

Emprego domina as atenções por cá


Esta quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga as estatísticas do emprego referentes ao terceiro trimestre, bem como o índice de custos de construção de habitação nova e e o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, em Setembro.

No resto da Europa, destaque para a produção industrial de Setembro em Espanha.

Por outro lado, o conselho de assessores económicos independentes do governo alemão, que apresentará em Berlim as suas estimativas de crescimento para o país em 2018.

Inventários de crude centram olhares nos EUA


A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) apresenta os dados relativos aos inventários de crude na semana passada nos Estados Unidos.

Na sessão de ontem o preço do petróleo corrigiu de máximos de Julho de 2015, a reagir ao relatório divulgado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O "outlook" da organização para o mercado petrolífero antecipa uma recuperação da procura a um ritmo mais lento do que inicialmente previsto nos próximos dois anos, devido à maior produção por parte das petrolíferas de xisto nos EUA. Estas indicações vêm reforçar a expectativa de uma extensão dos cortes de produção por parte dos maiores exportadores de crude, na reunião do final do mês.

Conferência da Bloomberg olha para a frente


A Bloomberg realiza, em Nova Iorque, a Year Ahead Summit, onde se debaterão os temas com que os CEO de todo o mundo se deparam. O presidente executivo do Citigroup, Michael Corbat, e o comissário da NFL, Roger Goodell, estão entre os oradores.

Por outro lado, decorre em Danang, Vietname, a Cimeira de CEO do fórum Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC). Falar-se-á sobre comércio neste evento que decorre até dia 10 de Novembro – dia em que o presidente norte-americano, Donald Trump, discursará.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio