Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira as ações da Sonae deixam de conferir direito ao dividendo relativo às contas de 2018 e a Teixeira Duarte estará a reagir aos resultados trimestrais reportados ontem depois do fecho da sessão.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Sonae entra em ex-dividendo e Teixeira Duarte reage às contas

A Sonae entra hoje em ex-dividendo, o que significa que as ações detidas deixam de conferir direito à remuneração acionista já anunciada – por conta dos resultados de 2018 – e que começa a ser paga a partir de 30 de maio. A empresa liderada por Cláudia Azevedo vai distribuir um dividendo ilíquido de 4,41 cêntimos por ação.

 

Ainda na bolsa nacional, a Teixeira Duarte vai estar a reagir aos números do primeiro trimestre reportados ontem depois do fecho da bolsa, com a empresa a passar de prejuízos para lucros.

 

Dívida portuguesa a cinco anos com juro negativo pela primeira vez

A melhoria da perspetiva pela Fitch e o resultado das eleições europeias formaram as condições que permitiram aos juros da dívida portuguesa a cinco anos começarem ontem a negociar em terreno negativo pela primeira vez.

A taxa de juro implícita na negociação de obrigações nacionais com prazo a cinco anos seguia ao final do dia a aliviar 1,8 pontos base para -0,004%, acumulando três sessões de quedas. Isto significa que, no mercado secundário, os investidores já pagam (em vez de receber juro) para comprar dívida portuguesa nesse prazo. Todas as maturidades até cinco anos negociavam com juro negativo no mercado secundário.

 

Rehn discursa em Londres

Olli Rehn, membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), estará esta terça-feira num evento em Londres. O responsável poderá deixar algumas pistas sobre a política monetária nos países do euro e sobre quando a entidade pretende começar a normalizar as taxas de juro.

 

Nos relatos relativos à última reunião, o BCE mostrou-se preocupado com a deterioração da economia europeia. Assim, a instituição reiterou a sua intenção de manter a sua política monetária acomodatícia, de modo a suportar a economia.

 

INE divulga avaliação das casas em abril

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, esta terça-feira, o inquérito à avaliação bancária na habitação, em abril. Este indicador tem vindo a subir, a renovar máximos. O crescimento da avaliação bancária está a refletir, por um lado, as subidas dos preços do imobiliário, e, por outro, a apetência dos bancos para concederem novos créditos para a compra de casa. O INE apresenta também hoje os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores relativos a maio.

 

Ainda na Europa, destaque para os dados da confiança económica na Zona Euro, bem como para a confiança do consumidor em França.

 

Bolsas norte-americanas e britânicas reabrem

As bolsas vão reabrir em Wall Street, depois de ontem terem estado encerradas para celebração do Memorial Day nos Estados Unidos.

 

Também os mercados britânicos abrem portas, após o fecho de ontem devido ao feriado do Spring Bank. Este feriado é sempre comemorado na última segunda-feira do mês de maio e celebra a chegada da primavera. É também chamado de Late May Bank Holiday, justamente por ser o segundo feriado de maio (depois do May Day, equivalente ao nosso Dia do Trabalhador).

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI