Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira as atenções dos investidores estarão sobretudo voltadas para os resultados do BCP no primeiro trimestre. Também é dia de as ações da Galp entrarem em ex-dividendo.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 19 de Maio de 2020 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
BCP apresenta contas

O banco liderado por Miguel Maya apresenta os resultados líquidos do primeiro trimestre após o fecho da bolsa nacional.

 

De acordo com as previsões do CaixaBank/BPI, os lucros do banco deverão ter afundado 85%, para os 23 milhões de euros entre janeiro e março deste ano. Só na operação em Portugal, esse declínio deverá ser de 91% para os 9 milhões de euros. Contudo, excluindo o elevado nível de provisões, o lucro geral do banco seria de 103 milhões de euros, 20 milhões abaixo dos 123 milhões registados no mesmo período do ano passado.

 

Galp Energia desconta dividendo

A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva começará a distribuir o dividendo a 21 de maio, pelo que as ações passam a negociar esta terça-feira sem direito à remuneração. Ou seja, entram em ex-dividendo.

 

Os acionistas da Galp Energia aprovaram o pagamento de dividendos na assembleia-geral de 24 de abril. A petrolífera manteve o compromisso assumido em 2019 de aumentar o dividendo total em 11%. Parte da remuneração (31,625 cêntimos por ação) já foi antecipada no ano passado (paga em 10 de setembro), pelo que os acionistas vão agora receber mais 38,375 cêntimos por cada título detido.

 

Medicamento promissor anima bolsas

As bolsas europeias e norte-americanas negociaram em forte alta no arranque da semana, impulsionadas sobretudo pelo anúncio de resultados muito promissores na fase dos primeiros testes de uma vacina da farmacêutica norte-americana Moderna destinada a combater o coronavírus, com a empresa a dizer que há sinais de que o fármaco cria uma resposta do sistema imunitário.

 

Também o petróleo ganhou terreno com a maior procura por parte da China – e também devido à redução da atividade dos produtores nos EUA e noutras regiões do mundo. O West Texas Intermediate, crude de referência dos Estados Unidos, superou os 30 dólares por barril pela primeira vez em dois meses.

 

Como está a covid-19 a impactar as empresas

O Instituto Nacional de Estatística divulga o inquérito rápido e excecional às empresas, realizado na primeira quinzena de maio, que tem sido feito desde que o estado de emergência foi declarado. Este inquérito permite perceber o nível de atividade e os principais impactos que a crise da covid-19 está a ter no setor empresarial nacional.

 

Ainda hoje, o INE divulga também o índice de preços na produção industrial.

 

Powell fala no Congresso

Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, testemunha no Congresso, juntamente com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

 

Powell marcará ainda presença num outro evento na quinta-feira, onde estará também Lael Brainard, membro do conselho de governadores da Fed.

 

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias