Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira a Mota-Engil poderá estar a reagir ao anúncio de uma nova obra que ganhou em Angola. Também a Jerónimo Martins e a Altri poderão refletir na negociação as notícias mais recentes. Lá fora, o destaque vai para a taxa de desemprego nos EUA em maio, que poderá ter disparado para 19,7%.

Negócios jng@negocios.pt 05 de Junho de 2020 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Mota-Engil ganha obra de 115 milhões em Angola

A Mota-Engil anunciou ontem, já depois do fecho da bolsa nacional, que assinou um novo contrato para a construção de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água em Angola.

 

O contrato tem o valor global de 290 milhões de euros, sendo que à Mota-Engil Angola cabe um total de 115 milhões de euros, referiu a empresa em comunicado à CMVM, dando conta que atuará em parceria com a Soares da Costa e a Suez.

 

Comgest reentra na Jerónimo Martins com posição superior a 2%

A gestora de ativos francesa Comgest Global Investor SAS reentrou no capital da Jerónimo Martins com a aquisição de 2,06% dos direitos de voto da retalhista dona do Pingo Doce. A Comgest já tinha detido uma posição na JM, em janeiro deste ano, mas entretanto tinha-a vendido.

 

Em comunicado divulgado ontem junto da CMVM, a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos informou que a operação de compra foi realizada no dia 29 de maio. Assim, a Comgest voltou a entrar na Jerónimo Martins diretamente com uma participação qualificada.

 

Paulo Fernandes compra 200 mil ações da Altri

Paulo Fernandes, vice-presidente da Altri, comprou 200 mil ações da companhia de pasta e papel na sessão de 2 de junho. Em comunicado à CMVM, a Altri disse ontem que as ações adquiridas representam 0,1% do capital e que a Actium (holding de Paulo Fernandes) passou a deter 26.616.874 ações representativas de 12,98% do capital social e dos direitos de voto da Altri.

 

A Actium reforça assim o estatuto de terceiro maior acionista, atrás da Promendo (18,67%) e da Caderno Azul (15,11%). A Livrefluxo (12,82%) e a 1 Thing, Investments (10,01%) são os outros acionistas com mais de 10% do capital.

 

Taxa de desemprego nos EUA em foco

São conhecidos hoje os dados da taxa de desemprego de maio e os economistas inquiridos pela Refinitiv antecipam a perda de oito milhões de postos de trabalho, elevando para 28,5 milhões os empregos eliminados desde as medidas de confinamento devido à covid-19, que entraram em vigor em meados de março (enquanto isso, os dados dos números de novos pedidos de subsídio de desemprego dão conta de perto de 43 milhões de solicitações no mesmo período). A confirmar-se, será o triplo das perdas de empregos durante a crise financeira de 2008, e atirará a taxa de desemprego dos EUA para um recorde de perto de 20%.

 

Em abril, a taxa de desemprego norte-americana disparou para 14,7%, o nível mais elevado desde a Grande Depressão na década de 1930.

 

Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos.

 

Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.

 

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias