Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta segunda-feira as ações da Galp ainda conferem direito à remuneração acionista que começará a ser paga a partir de 16 de setembro. Amanhã já entram em ex-dividendo. Hoje é também dia de a Ibersol reagir às contas do semestre e há leilão de dívida a 10 anos na Alemanha.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 13 de Setembro de 2021 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Galp Energia ainda confere direito ao dividendo

Hoje é o último dia em que as ações da Galp negoceiam com direito ao dividendo bruto de 25 cêntimos, que será pago a partir de dia 16. A petrolífera liderada por Andy Brown vai distribuir, de forma antecipada, 25 cêntimos por ação a cada detentor de títulos. Este valor é já referente ao prémio que diz respeito à operação deste ano, confirmou fonte da empresa ao Negócios, no passado dia 30 de agosto, após comunicado à Comissão de Mercado de valores Mobiliários (CMVM).

Ibersol reage às contas do primeiro semestre

A empresa que explora espaços de restauração de marcas como a KFC, Burger King ou Pizza Hut viu as perdas entre janeiro e julho diminuírem em 31%, para 22,9 milhões de euros. A ajudar esteve a reabertura gradual da economia no segundo trimestre, se bem que a variante delta da covid tenha pressionado. As contas foram reportadas na passada sexta-feira, já depois do fecho da bolsa nacional, pelo que as ações estarão a reagir na sessão desta segunda-feira.

Alemanha realiza leilão de obrigações a 10 anos

Decorre hoje na Alemanha um leilão de obrigações do Tesouro (Bunds) a 10 anos. Na sexta-feira, os juros das Bunds nesta maturidade mantiveram-se em -0,35% no mercado obrigacionista depois de terem registado na véspera a maior queda desde julho – após o BCE ter dito que vai reduzir de forma moderada ("recalibrar") o seu programa de compras de emergência pandémica no quarto trimestre (mas sem sinalizar um "tapering"). No leilão de Bunds a 10 anos que decorreu a 8 de setembro, a Alemanha disse que os custos de financiamento aumentaram para o nível mais elevado desde outubro de 2011. O Tesouro alemão vendeu o equivalente a 4,07 mil milhões de euros de dívida a 10 anos, com uma "yield" média de 2,06% (contra 1,8% num leilão de agosto para obrigações nesta maturidade). Também em França irá haver hoje um leilão, mas de bilhetes do Tesouro, com vencimentos a 3, 6 e 12 meses. Fora da Europa, há leilão de BT a 3 e 6 meses nos Estados Unidos.

Novos indicadores económicos em foco

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica os índices de produção, emprego e remunerações na construção, relativos a julho. No resto da Europa, destaque para a evolução homóloga dos preços nos grossistas na Alemanha, relativos a agosto.

OPEP publica relatório mensal sobre petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai publicar o seu relatório mensal, onde divulga as previsões de procura da matéria-prima. Os preços do petróleo recuperaram na semana passada, depois de várias sessões de incerteza, marcadas pelo impacto do furacão Ida. O petróleo negociado em Londres, que serve de referência para Portugal, chegou a rondar os 73 dólares por barril.

Ver comentários
Outras Notícias