Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Galp paga dividendo de 25 cêntimos por ação a partir de 16 de setembro

A petrolífera liderada por Andy Brown começa a distribuir a remuneração acionista a partir de 16 de setembro, com as ações a entrarem em ex-dividendo a 14 de setembro.

A gestora alemã comprou à Galp 75% da Galp Gás Natural Distribuição.
Pedro Zenkl
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 30 de Agosto de 2021 às 18:50
  • Partilhar artigo
  • 11
  • ...
A Galp Energia vai distribuir, de forma antecipada, 25 cêntimos por ação a cada detentor de títulos a partir do próximo dia 16 de setembro. Este valor é já referente ao prémio que diz respeito à operação deste ano, confirmou fonte da empresa ao Negócios, após comunicado à Comissão de Mercado de valores Mobiliários (CMVM).

"O Conselho de Administração da Galp Energia, SGPS, S.A. aprovou, no dia 20 de agosto de 2021, o pagamento de dividendos, a título de adiantamento sobre lucros, no valor de 0,25 euros por ação", comunicou a petrolífera liderada por Andy Brown ao regulador do mercado.

Este montante está incluído nos 50 cêntimos que a empresa anunciou em junho deste ano, como dividendo intercalar referente à operação de 2021, que até pode vir a superar esse valor, segundo anunciou, na altura.

A tranche total sobre os resultados deste ano será paga apenas após aprovação em Assembleia Geral em 2022, sendo que estão definidos 25 cêntimos de dividendo base, a que acresce os tais 50 cêntimos intercalares. Considerando esse total potencial de 75 cêntimos por ação, a Galp Energia poderá distribuir cerca de 621 milhões de euros.

Face à operação do ano anterior a petrolífera já tinha distribuido 35 cêntimos em maio. Os dividendos serão pagos através da Central de Valores Mobiliários, sendo o agente pagador o Banco Santander Totta.

Nos primeiros seis meses do ano, a Galp obteve 166 milhões de euros de lucro, face ao mesmo período do ano anterior. Nessa altura, a empresa obteve perdas de 22 milhões. Os resultados líquidos do segundo trimestre cifraram-se em 140 milhões de euros. A Galp encerrou a sessão desta segunda-feira a valorizar 0,07% para 8,63 euros.

Ver comentários
Outras Notícias