Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A taxa de desemprego em outubro na Zona Euro é um dos temas na agenda desta quinta-feira, assim como as novidades que são esperadas na reunião da OPEP+.

Cátia Rocha catiarocha@negocios.pt 02 de Dezembro de 2021 às 07:30
Dia de conhecer a taxa de desemprego na Zona Euro

O gabinete de estatística da União Europeia começa o dia a divulgar dados sobre a taxa de desemprego na Zona Euro no mês de outubro. Em setembro, o desemprego na Zona Euro recuou pelo quinto mês consecutivo, para uma taxa de 7,4%.

Preços na produção industrial na Zona Euro

O Eurostat divulga esta quinta-feira dados sobre os preços na produção industrial na Zona Euro, relativos ao mês de outubro. No mês anterior este indicador subiu 16% na Zona Euro em termos homólogos, especialmente devido aos aumentos sentidos no setor da energia.

Declarações de Panetta do BCE

Fabio Panetta, membro do Banco Central Europeu (BCE), discursará esta quinta-feira. Os discursos dos membros do BCE são habitualmente analisados atentamente pelos investidores, que procuram pistas na área da política monetária.

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA

O Departamento Laboral dos EUA divulga os números relativos aos pedidos de subsídios de desemprego no país na semana passada, o que permite sentir o pulso ao mercado laboral da maior economia do mundo. Este indicador tem vindo a recuar ao longo das últimas semanas; os dados da semana passada, referentes à semana terminada a 20 de novembro, revelaram 199 mil pedidos, o número mais baixo desde 1969. A estimativa dos economistas antecipa uma subida, estando previstos 240 mil pedidos de subsídio de desemprego.

Reunião da OPEP+ na agenda do petróleo

Continua a decorrer a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+), de onde sairão novidades ligadas aos números da produção de petróleo. Com o surgimento da variante ómicron os preços do petróleo têm oscilado entre perdas e ganhos, com os investidores a tentar perceber se a subida de casos poderá ditar mais restrições que possam penalizar a procura por petróleo.

Ver comentários
Saber mais 5 coisas newsletter Eurostat OPEP+
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio