Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: Dados económicos marcam semana de reunião do BCE

A semana será marcada pelos dados relativos à evolução das economias europeias e norte-americana. As atenções estarão viradas, também, para a reunião de política monetária do BCE.

Negócios 25 de Outubro de 2020 às 19:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Segunda-feira Procura turística de residentes derrapa

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados mais recentes relativos à procura turística de residentes no segundo trimestre do ano, num relatório que deverá demonstrar quebras históricas, devido ao confinamento e limites às viagens internacionais que foram impostos neste período.

Terça-feira BdP divulga inquérito sobre crédito

O Banco de Portugal vai divulgar o mais recente inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, relativo a terceiro trimestre deste ano. O documento servirá para analisar o impacto da pandemia sobre a banca, depois de, no segundo trimestre, este inquérito ter mostrado que a procura por crédito está a aumentar.

Quarta-feira OE votado na generalidade

O Orçamento do Estado para 2021 é discutido na Assembleia da República na terça-feira, depois de já ter sido ouvido o ministro das Finanças, para ser votado na generalidade na quarta-feira. Este é o primeiro passo antes de o documento seguir para a discussão na especialidade, onde serão ouvidos os ministros de cada área e onde cada partido fará as várias propostas de alteração. A votação final global está marcada para 26 de novembro.

Quinta-feira BCE divulga decisões

O Banco Central Europeu (BCE) vai divulgar as decisões tomadas na reunião de política monetária do Conselho de Governadores, que decorre esta semana. Os economistas inquiridos pela Bloomberg antecipam que a instituição não deverá anunciar, para já, alterações significativas, devendo apenas sinalizar um aumento do apoio à economia europeia. Contudo, a expectativa é que este reforço, que poderá ascender a 500 mil milhões de euros, valor que se soma aos 1,35 biliões já previstos no programa de compra de dívida do BCE, só seja anunciado em dezembro.

Quinta-feira INE publica dados do desemprego

O INE publica as mais recentes estatísticas do emprego e desemprego, relativas a setembro. Os resultados provisórios divulgados no mês passado indicam que a taxa de desemprego se fixou em 8,1% em agosto, um aumento de 0,2 pontos percentuais face a julho.

Quinta-feira Como evolui o PIB dos Estados Unidos

As autoridades norte-americanas divulgam a evolução do PIB no terceiro trimestre do ano. Os economistas esperam uma forte recuperação, com uma subida expressiva superior a 30%, depois de, no segundo trimestre, o PIB dos Estados Unidos ter sofrido uma quebra histórica, de 31,4%, num período marcado pelo confinamento e pelo encerramento de várias atividades.

Quinta-feira Economia europeia e nacional em análise

Depois dos EUA, será a vez da Europa de divulgar as contas trimestrais. O Eurostat vai divulgar os dados provisórios relativos à evolução do PIB dos países da União Europeia no terceiro trimestre. Neste período, a economia europeia deverá ter registado uma contração histórica, agravando a queda de 11,8% já verificada no trimestre anterior. Também o INE divulga os dados de Portugal.

Sexta-feira Eurostat divulga inflação e desemprego

Além dos dados do PIB, o Eurostat divulga a inflação em outubro e o desemprego em setembro nos vários países membros da União Europeia.

Ver comentários
Outras Notícias