Mercados A sua semana dia-a-dia: Panda bonds e resultados animam semana em Lisboa

A sua semana dia-a-dia: Panda bonds e resultados animam semana em Lisboa

A semana será marcada por uma estreia ao nível das emissões de dívida, com Portugal a vender pela primeira vez títulos em moeda chinesa. Além desta emissão, em foco vão continuar os resultados.
A sua semana dia-a-dia: Panda bonds e resultados animam semana em Lisboa
Patrícia Abreu 26 de maio de 2019 às 19:00
Segunda-feira Evolução das vendas a retalho na Alemanha
A maior economia da Zona Euro apresenta no início da semana a evolução das vendas a retalho, no último mês. Em março, o indicador tinha registado uma descida de 0,2%. Ao longo da semana, a Alemanha reporta outros dados económicos relevantes, como o índice de preços no consumidor e a confiança dos consumidores.  

Terça-feira Olli Rehn discursa em evento em Londres

Olli Rehn, membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), estará num evento em Londres. O responsável poderá deixar algumas pistas sobre a política monetária nos países do euro e sobre quando a entidade pretende começar a normalizar as taxas de juro. Nos relatos relativos à última reunião, o BCE mostra-se preocupado com a deterioração da economia europeia. Assim, a instituição reiterou a sua intenção de manter a sua política monetária acomodatícia, de modo a suportar a economia.

Terça-feira Avaliação das casas em abril

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, esta terça-feira, o inquérito à avaliação bancária na habitação, em abril. Este indicador tem vindo a subir, a renovar máximos. O crescimento da avaliação bancária está a refletir, por um lado, as subidas dos preços do imobiliário, e, por outro, a apetência dos bancos para concederem novos créditos para a compra de casa. 


Quarta-feira IGCP realiza primeira emissão de "Panda Bonds"

Portugal vai emitir pela primeira vez dívida pública em moeda chinesa. A emissão decorre durante dois dias e vinha a ser preparada pelo governo português desde 2017. A operação pretende colocar títulos a três anos e será no valor de dois mil milhões de renminbi, o que equivale a cerca de 260 milhões de euros. "O objetivo da emissão é estar num mercado de grande dimensão, com muita liquidez, com poupanças elevadas", afirmou Ricardo Mourinho Félix na semana passada, citado pelo Eco. 

Quinta-feira Evolução do PIB norte-americano no trimestre


O produto interno bruto (PIB) dos EUA deverá ter crescido 3,1% nos primeiros três meses do ano, segundo as estimativas dos economistas da Bloomberg. No trimestre anterior, a economia dos EUA tinha avançado 3,2%. Estes números surgem num momento em que aumentam os receios de que a guerra comercial conduza a uma travagem da economia global.

Quinta-feira Altri, Cofina e Ramada apresentam contas

Há mais três cotadas da bolsa portuguesa a apresentar resultados esta semana. A Altri, a Cofina, empresa que detém o Jornal de Negócios, e a Ramada Investimentos divulgam ao mercado os números relativos à atividade no primeiro trimestre de 2019. Após as contas destas empresas fica apenas a faltar a apresentação de resultados trimestrais da Ibersol para fechar esta "earning season".

Sexta-feira Crescimento da economia nacional


O INE reporta esta sexta-feira a evolução da economia nacional, no primeiro trimestre do ano, bem como uma estimativa rápida taxa de inflação no mesmo período. O Governo prevê que o PIB cresça 1,9% este ano, uma estimativa que já foi revista em baixa. 







Marketing Automation certified by E-GOI