Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

As contas do BCP e outras 4 coisas que precisa de saber para começar o dia

O Reino Unido avança esta segunda-feira para a terceira fase do desconfinamento. Nos mercados, é a China a marcar o passo no arranque da sessão europeia; por cá, as atenções estarão nos resultados do BCP.

Rita Faria afaria@negocios.pt 17 de Maio de 2021 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
BCP apresenta resultados do primeiro trimestre

O BCP vai apresentar esta segunda-feira os seus resultados dos primeiros três meses do ano. No mesmo período do ano passado, o banco liderado por Miguel Maya registou lucros de 35 milhões de euros, o que traduziu uma quebra de 70% face ao mesmo período do ano anterior.

A divulgação das contas do BCP será à tarde, após o fecho do mercado.

China marca arranque da negociação na Europa

A negociação das bolsas europeias deverá ser influenciada pelos indicadores económicos da China divulgados antes da abertura da sessão no Velho Continente – vendas a retalho, produção industrial e taxa de desemprego de abril.

As vendas a retalho subiram 17,7% face a abril do ano passado - quando as estimativas apontavam para um aumento de 25% - e a produção industrial cresceu 9,8%, ligeiramente aquém das projeções de uma subida de 10%.

Reino Unido avança para a terceira fase do desconfinamento

O Reino Unido vai avançar para a terceira fase do desconfinamento com o regresso do serviço de sala em bares e restaurantes, a reabertura de espaços culturais e a retoma das viagens ao exterior.

No domingo, o governo de Boris Johnson mostrou-se confiante na eficácia das vacinas contra a variante com origem na Índia e, apesar dos apelos de cientistas à prudência no desconfinamento, considerou não haver motivos para adiar a flexibilização prevista.

O comité científico que assessora o Governo estimou que havia uma "possibilidade realista" de que a variante fosse até 50% mais contagiosa do que a que surgiu no final de 2020 no sudeste de Inglaterra. Esta última levou a um surto de contágios e mortes no Reino Unido, obrigando o país a voltar a confinar por longo tempo em janeiro.

Fed concentra atenções

O vice-presidente da Fed, Richard Clarida, e o presidente da Fed de Atlanta, Raphael Bostic, têm um debate marcado na Conferência Anual de Mercados Financeiros da Fed de Atlanta.

Clarida faz o discurso de abertura, e as suas palavras serão acompanhadas de perto pelo mercado, numa altura em que crescem as preocupações de que o banco central possa retirar os estímulos à economia mais cedo do que o previsto, devido à subida da inflação.

Líder da OMS no Fórum de Paz de Paris

O presidente francês Emmanuel Macron é o anfitrião da reunião de primavera do Fórum de Paz de Paris, que é transmitida ao vivo num canal do YouTube. Os palestrantes incluem Melinda French Gates, Ngozi Okonjo-Iweala e Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ver comentários
Outras Notícias