Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP arguida e outras 4 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta segunda-feira a EDP estará a reagir à notícia de que a empresa será constituída arguida no processo das rendas excessivas, ea Galp aos números preliminares do segundo trimestre. Já a Benfica SAD revela o resultado da emissão de obrigações.

Rita Faria afaria@negocios.pt 13 de Julho de 2020 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
EDP constituída arguida no caso das rendas excessivas

A EDP estará a reagir à notícia de que a empresa será constituída arguida no processo das rendas excessivas, o mesmo que já levou à suspensão do CEO António Mexia e de Manso Neto, da EDP Renováveis.

Segundo avançou a RTP, no domingo, o Ministério Público pede que em representação da EDP Carlos Mata seja ouvido até 24 de julho.

No pedido, que deu entrada na quinta-feira, o Ministério Público pede que o antigo secretário de Estado Artur Trindade seja também ouvido na condição de arguido, por causa da contratação do pai pela EDP.  

Na semana passada, António Mexia, João Manso Neto e João Conceição viram Carlos Alexandre aplicar-lhes as medidas de coação pedidas pelo Ministério Público, com a suspensão de funções dos primeiros dois e pesadas cauções.


Os gestores e o ex-ministro Manuel Pinho são acusados de beneficiar a EDP indevidamente em 1,2 mil milhões de euros.

Galp reage aos resultados operacionais

A Galp Energia irá reagir aos dados operacionais preliminares relativos ao segundo trimestre do ano, conhecidos antes da abertura do mercado e que mostram a evolução da produção petrolífera, bem como a evolução da área de refinação e distribuição durante o mesmo período.

Os resultados finais dos primeiros seis meses deste ano serão divulgados posteriormente pela empresa, a 27 de julho.

Banco de Inglaterra e Fed em foco

Responsáveis do Banco de Inglaterra e da Reserva Federal dos Estados Unidos vão marcar presença em debates online esta segunda-feira e os seus discursos poderão dar pistas sobre a forma de atuação dos respetivos bancos centrais, numa altura em que a política monetária tem dado um apoio decisivo às economias em dificuldades.

Depois de no mês passado ter anunciado um novo pacote de estímulos, o presidente do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, marca presença num evento online, para debater o futuro da libra. No mesmo evento estará presente também o presidente da Fed de Nova Iorque, John Williams.

Já o presidente da Fed de Dallas, Robert Kaplan, irá debater a testagem da covid-19 e a recuperação económica num discurso a partir do National Press Club em Washington, que será transmitido em livestreaming.

Benfica em sessão especial de bolsa

O Benfica estará numa sessão especial na bolsa de Lisboa para revelar os resultados da emissão de obrigações, cujo prazo de subscrição terminou na passada sexta-feira.  

O montante máximo da emissão de obrigações 2020-2023 foi reforçado, na quarta-feira, de 35 milhões para 50 milhões de euros.

A emissão, a décima da Benfica SAD, abriu o prazo de subscrição a 29 de junho e os investidores puderam subscrever as obrigações até às 15:00 de sexta-feira, 10 de julho. O montante mínimo de subscrição era de 300 obrigações, o que corresponde a um valor de 1.500 euros. A taxa de juro bruta anual é fixa e de 4%, 25 pontos base acima dos 3,75% da anterior emissão.

Novos confinamentos em Espanha

A conselheira da Saúde da Generalitat (Governo da Catalunha), Alba Vergés, anunciou no domingo que a cidade de Lleida e sete outros municípios da região de Segrià aplicarão mais uma vez o confinamento parcial, tendo em conta o aumento de casos de transmissão da covid-19, a partir da meia-noite de segunda-feira.

Alba Vergés anunciou que as populações afetadas por este confinamento parcial serão Lleida, Alcarràs, Serós, Soses, Aitona, La Granja d'Escarp, Massalcoreig, Torres de Segre e as unidades municipais descentralizadas de Sucs e Raimat.

Ver comentários
Saber mais 5 coisas
Mais lidas
Outras Notícias