Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lloyds será o primeiro banco a emitir dívida indexada à substituta da Libor

A instituição financeira liderada por António Horta Osório vai ser o primeiro banco comercial a emitir dívida indexada à Sonia. Ou seja, à substituta da polémica Libor, que foi alvo de manipulação por parte de vários traders. 

Reuters
Negócios com Bloomberg 03 de Setembro de 2018 às 17:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Lloyds Banking Group, liderado pelo banqueiro português António Horta Osório, prepara-se para ser o primeiro banco comercial a emitir dívida indexada à Sonia. Ou seja, à substituta da Libor, uma taxa interbancária que foi alvo de manipulação por parte de vários traders. 

"Estamos entusiasmados por sermos o primeiro banco a considerar este tipo de transacção", afirmou Peter Green, responsável pelas obrigações do Lloyds, citado pela Bloomberg. A emissão de dívida deverá acontecer já esta semana.

O Lloyds será, assim, o primeiro banco comercial a avançar com a emissão de dívida indexada à Sonia (substituta da Libor), depois de o Banco Europeu de Investimento ter realizado uma operação semelhante em Junho. A instituição financeira liderada por Horta Osório vai replicar esta emissão, que os bancos demoraram um ano a preparar devido à complexidade do processo.

A Libor é usada, por exemplo, na definição das taxas do crédito à habitação e empréstimos para estudantes. No ano passado, Andrew Bailey, líder da britânica Financial Conduct Authority, disse que o apoio do mercado à Libor já não era "suficientemente activo" para determinar uma taxa fiável e que as autoridades pretendiam substitui-la a partir de 2021. Nesse sentido, era necessário encontrar alternativas. 

A substituição da Libor pela Sonia acontece depois de a primeira ter sido envolvida em vários casos de corrupção. Em 2012, Tom Hayes, antigo corrector do UBS Group e do Citigroup, foi acusado pelas autoridades norte-americanas de ter manipulado a Libor. Tornou-se, desde então, o principal rosto deste caso de crime de mercado. Hayes recebeu uma pena de prisão de 14 anos.
Ver comentários
Saber mais Lloyds Banking Group António Horta Osório Banco Europeu de Investimento Libor Sonia Bloomberg Tom Hayes
Mais lidas
Outras Notícias