Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: A crise dos chips, a nova vida da EDP e a política lá fora

Na semana em que em Portugal o Governo decidirá se mantém a terceira fase de desconfinamento anunciada para 19 de abril, lá fora há várias análises económicas e reuniões sobre recuperação.

Alexandra Machado amachado@negocios.pt 11 de Abril de 2021 às 19:00
  • Partilhar artigo
  • ...
Segunda-feira A crise dos chips preocupa EUA

A Administração Biden vai realizar reuniões com industriais de semicondutores e construtores automóveis para discutir a escassez de chips que está a acontecer a nível mundial. Estarão conselheiros de Biden ligados à economia e segurança. Nesse mesmo dia, Angela Merkel faz um discurso na conferência - este ano em formato virtual - sobre tecnologia industrial, na Hannover Messe 2021, que decorre até 16 de abril.

Segunda-feira Vendas a retalho na Zona Euro

 

Numa altura em que vários países europeus estão com regras de confinamento em vigor, são divulgados os indicadores das vendas a retalho na Zona Euro, pelo Eurostat, referentes a fevereiro. E que deverá, segundo as projeções, cair 5,7% numa base homóloga, mas deverá subir 1% face a janeiro deste ano.

Terça-feira Inflação de março em Portugal

O Instituto Nacional de Estatísticas divulga a inflação de março em Portugal. Na primeira estimativa apontava para um crescimento de 0,5% do Índice de Preços no Consumidor (IPC) face ao mesmo período do ano anterior. Já o Eurostat divulgará os dados finais da Zona Euro para março no dia 16 de abril, sexta-feira. 

Terça-feira Comissão Europeia e FMI juntos na recuperação

 

Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI, e o comissário europeu Paolo Gentiloni vão discutir o Fundo Europeu de Recuperação e Resiliência e as perspetivas europeias para a recuperação económica da crise pandémica.

Quarta-feira Assembleias-gerais da EDP e da Pharol 

Depois de ter decorrido a assembleia-geral anual da EDP Renováveis na segunda-feira, 12 de abril, é a vez dos acionistas da EDP e da Pharol também se reunirem, de modo virtual. Na EDP, além da aprovação do dividendo, estará em cima da mesa a nomeação do novo conselho geral e de supervisão, que vai passar a ser liderado por João Talone. Na Pharol, há nova guerra em cima da mesa entre a administração e a Oi, por causa das limitações aos direitos de voto, cujo fim serão levados à assembleia.

Quarta-feira Vários banqueiros centrais discursam 

O clube económico de Washington recebe o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, para uma sessão de perguntas e respostas. Isto numa altura em que os Estados Unidos lançaram um megaplano de investimentos e admite aumentar os impostos às grandes empresas. Em relação ao BCE, Luis de Guindos, vice-presidente, apresenta o relatório de 2020 no Parlamento Europeu e a presidente Christine Lagarde discursa num evento da Reuters, que ainda terá o membro executivo do BCE Fabio Panetta a falar sobre moeda digital e Isabel Schnabelsobre política monetária no futuro.

Quarta-feira Draghi apresenta projeções para Itália

O Governo italiano liderado por Mario Draghi  apresenta na câmara baixa as projeções económicas e orçamentais. Na sexta-feira, será a vez de o banco central de Itália divulgar o boletim económico.

Quinta-feira Fim da Libor em audições no Congresso

O comité da Casa dos Representantes de serviços financeiros vai iniciar audições sobre o fim da Libor. O presidente da Fed, Jerome Powell, tem alertado para a necessidade de haver legislação que garanta a transição até ao fim desta fixação para as taxas de referência bancárias.

Sexta-feira Encontro bilateral Japão-EUA

Realiza-se a cimeira entre o   primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, e o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. É o primeiro encontro ao mais alto de uma alta figura a ter um encontro bilateral com Biden.

Outras Notícias