A sua semana dia a dia: Política monetária e economia marcam a semana
A semana ficará marcada pela discussão dos planos de política monetária na Europa e nos EUA, bem como pelos dados das economias europeias
Segunda-feira China presta contas
As autoridades chinesas publicam os dados mais recentes do comércio internacional, relativos a janeiro, bem como a evolução da inflação nesse mês. Os economistas antecipam uma queda das exportações e subida das importações, numa altura em que a segunda maior economia do mundo tem sido penalizada pelas tensões comerciais com os EUA. Terça-feira Lagarde e Powell apresentam planos
Christine Lagarde vai ao Parlamento Europeu pela primeira vez como presidente do Banco Central Europeu (BCE), para discutir o futuro da política monetária da Zona Euro. Estarão em cima da mesa temas como a evolução da economia europeia, o impacto do Brexit e as tensões comerciais. No mesmo dia, Jerome Powell, presidente da Reserva Federal norte-americana, apresenta ao Congresso dos EUA novas pistas sobre o rumo que a política monetária irá seguir.
Terça-feira Reino Unido divulga evolução do PIB
As autoridades britânicas vão divulgar a evolução do PIB do Reino Unido no quarto trimestre de 2019. A economia britânica cresceu apenas 0,4% no terceiro trimestre, num ano marcado pela incerteza em torno do Brexit.
Quarta-feira IGCP quer emitir até 1.250 milhões
A Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar um duplo leilão de dívida, com maturidades a seis e a 14 anos, com o objetivo de encaixar entre 1.000 e 1.250 milhões de euros. Na primeira emissão de dívida de 2020, realizada em janeiro, o IGCP conseguiu colocar 1.750 milhões de euros em dívida de curto prazo, com taxas de financiamento negativas e aos níveis mais baixos de sempre.
Quarta-feira OPEP publica relatório mensal
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publica o relatório mensal, relativo a janeiro, com os dados sobre a procura e a produção da matéria-prima. Isto numa altura em que os preços do petróleo têm sido pressionados pelos receios em torno do coronavírus, que poderá levar a uma quebra da procura. Perante este cenário, a OPEP e os seus aliados acordaram avançar com um corte extraordinário de 600 mil barris por dia.
Quinta-feira Grandes empresas divulgam resultados
São várias as empresas a apresentar os resultados do final do ano passado, com destaque para o setor financeiro. Será o caso do Credit Suisse e do Barclays. Também a Alibaba irá prestar contas, o que permitirá tomar o pulso à evolução do consumo na China.
Sexta-feira Portugal fecha contas de 2019
O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta uma primeira estimativa da evolução do PIB português no quarto trimestre de 2019, que cresceu 1,9%, em termos homólogos, no terceiro trimestre. O Governo espera que o PIB tenha aumentado 1,9% no conjunto do ano passado. No mesmo dia, o Eurostat também irá publicar as primeiras estimativas da evolução das economias da União Europeia.
Sexta-feira EUA e China avançam com acordo comercial
Os EUA e a China vão reduzir as tarifas aplicadas a milhares de milhões de dólares em produtos que importam um ao outro, cumprindo uma parte da primeira fase do acordo comercial que foi assinado em janeiro.
Mais lidas