Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: Resultados, PIB e política monetária marcam a semana

A semana será marcada pelos resultados anuais de grandes empresas, bem como pela divulgação da evolução do PIB em 2020. Lá fora, as atenções dos mercados estarão viradas para Lagarde e Powell.

Rafaela Burd Relvas rafaelarelvas@negocios.pt 21 de Fevereiro de 2021 às 18:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Segunda-feira Lagarde discursa no Semestre Europeu

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, vai discursar no âmbito da Conferência do Semestre Europeu, sob o tema da coordenação e governação económica na União Europeia. Será um momento para conhecer a avaliação do BCE à evolução da economia e antecipar quais os próximos passos do banco central para impulsionar a recuperação.

Segunda-feira Galp presta contas

A Galp vai apresentar os resultados de 2020. A petrolífera foi penalizada pela queda do preço do petróleo e pelo impacto da pandemia sobre a atividade económica e os analistas antecipam prejuízos, depois dos lucros de 561 milhões de euros em 2019.

Terça-feira PIB da Zona Euro confirmado 

Depois de na segunda-feira, os ministros das Finanças da Zona Euro se reunirem com as perspetivas económicas na agenda, no mesmo dia em que o Eurostat divulga a produção industrial de dezembro do bloco, será a vez de se juntarem aos titulares da pasta das Finanças da Zona Euro os restantes congéneres da União Europeia, na terça-feira, para a reunião do Ecofin. Isto no dia em que o Eurostat divulga a segunda leitura para o PIB da Zona Euro no quarto trimestre de 2020. Na primeira estimativa indicava-se que o PIB tinha recuado 0,7% no quarto trimestre, quando comparado com os três meses anteriores.

Terça-feira Powell vai ao Senado

Os investidores estarão atentos às declarações do presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, que irá discursar perante os membros do Senado. O evento ajudará a prever a estratégia de política monetária para os próximos tempos.

Quarta-feira Grupo EDP e Corticeira apresentam resultados

A EDP e a EDP Renováveis apresentam os resultados de 2020, ano que deverá ter sido de redução dos lucros. No conjunto dos primeiros nove meses de 2020, a EDP reportou lucros 422 milhões de euros e a EDP Renováveis alcançou um resultado líquido de 319 milhões, valores que correspondem a quedas de 8% e 7%, respetivamente, motivadas pela diminuição da procura devido à pandemia. Também a Corticeira Amorim apresentará os resultados de 2020. Os analistas do CaixaBank/BPI antecipam uma queda de 15% dos lucros.

Quarta-feira Alemanha divulga PIB

O instituto de estatística alemão vai divulgar as contas nacionais relativas ao quarto trimestre de 2020. As estimativas preliminares apontam para que a maior economia da Europa tenha caído 5% em 2020, devido ao impacto da pandemia, naquela que é a maior contração desde a crise de 2008.

Quinta-feira BCP apresenta resultados

O BCP presenta os resultados de 2020. Tal como já se tem verificado com os concorrentes, os lucros do banco liderado por Miguel Maya deverão ter sido penalizados pela constituição de imparidades de crédito, para dar resposta a possíveis perdas futuras. No conjunto dos primeiros nove meses de 2020, o BCP reportou lucros de 146,3 milhões de euros, uma queda homóloga de 46%.

Sexta-feira INE confirma PIB

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os dados relativos à evolução da economia no quarto trimestre de 2020, confirmando os números preliminares já publicados no início deste mês. A estimativa rápida do INE aponta para que o PIB português tenha caído 7,6% no conjunto do ano passado, a maior quebra de que há registo na atual série estatística do INE.

Sexta-feira Congresso vota plano de Biden

O Congresso norte-americano fará a primeira votação do pacote de 1,9 biliões de dólares que o presidente Joe Biden quer lançar para estimular a economia do país, um evento que deverá animar os mercados acionistas.

Ver comentários
Saber mais Investidor Privado a sua semana economia ine jerome powell christine lagarde galp edp edp renováveis corticeira amorim bcp
Outras Notícias