Faturas, crédito e automóvel. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas
O Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as dúvidas colocadas pelos leitores em matéria de finanças pessoais. Todas as sextas-feiras, na edição impressa e aos sábados, no online, encontrará respostas às suas perguntas.
- Partilhar artigo
- ...
Faturas
| Anónimo
Não validei as faturas de 2023 a tempo. Ainda há alguma coisa que eu possa fazer? Ouvi dizer que o prazo foi prolongado. É assim?
Houve um prolongamento do prazo para validar faturas através do e-fatura, mas apenas até dia 28 de fevereiro. Contudo, o facto de não ter conseguido validar os valores através do e-fatura não significa que as despesas que fez não possam ser consideradas. Para tal, quando estiver a preencher a declaração de IRS, terá de rejeitar os valores assumidos pelo sistema e preencher as despesas manualmente. Pode parecer complicado, mas é bastante simples. Basta entrar no e-fatura, ir ao espaço de "verificar faturas" e exportar os valores através de "obter dados para Excel", que surge ao cimo da tabela da listagem de faturas. Nesse documento surgem todas as faturas registadas, identificadas por setor. Some os valores por categorias e introduza as despesas manualmente no quadro 6C do anexo H.
Crédito
| Anónimo
A Euribor a 12 meses que é usada para calcular a prestação do meu crédito à habitação foi revista no final de fevereiro. Tendo em conta as descidas, devo aguardar para rever o prazo ou manter mais algum tempo?
Quem tem créditos indexados à Euribor a 12 meses e teve revisão recente vai ficar com a mesma prestação durante o próximo ano. Sendo que as taxas Euribor terão atingido o seu pico no final do ano passado.
E ainda que não se prevejam descidas acentuadas das taxas de juro nos próximos meses, é expectável que as taxas Euribor recuem um pouco mais. O que significa que quem tiver tido uma revisão recente e tenha Euribor a 12 meses ficará a pagar mais do que nas restantes situações.
Não sabendo quais as condições associadas ao empréstimo em causa, nomeadamente em termos de "spread", a recomendação é que procure outras soluções.
Estas soluções podem passar por optar por uma Euribor com um prazo menor ou por uma taxa mista, cujos valores, dependendo do prazo contratado, estão competitivos. Há taxas fixas a um e dois anos abaixo dos 3%.
De salientar que pode pedir propostas alternativas a vários bancos, podendo comparar as ofertas sem qualquer tipo de compromisso.
Automóvel
| Anónimo
Sempre haverá este ano incentivo ao abate de carros?
O Orçamento do Estado de 2024 contempla esta medida. Contudo, é preciso regulamentar o incentivo ao abate de carros e o Governo ainda em funções decidiu deixar para o Executivo que tomar posse após as eleições de 10 de março a definição das regras. O que significa que será preciso esperar pela constituição do novo Governo para termos mais novidades sobre esta medida.
As perguntas enviadas pelos leitores são editadas por questões de dimensão e clareza.
A informação partilhada não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos e/ou o contacto com canais oficiais, que suportem a matéria em causa.
Envie as suas perguntas para consultorio@negocios.pt.
Mais lidas