pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Investimento, IRS jovem e imobiliário. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas

O Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as dúvidas colocadas pelos leitores em matéria de finanças pessoais. Todas as sextas-feiras, na edição impressa e aos sábados, no online, encontrará respostas às suas perguntas.

consultorio doutor finanças
consultorio doutor finanças
Negócios 01 de Março de 2025 às 14:00
  • Partilhar artigo
  • ...
27.02.2025

Investimento

| Anónimo

Comecei a investir através das corretoras online, tenho de declarar estes investimentos?

As mais-valias mobiliárias podem ter de ser declaradas em sede de IRS, sendo que, na maior parte das vezes, depende se pretende fazer o englobamento ou não destas mais-valias. De realçar que o englobamento deste tipo de ativos só é obrigatório se o rendimento coletável for igual ou superior a 80.000 euros (último escalão de IRS em 2024).  Se for o caso terá de englobar, sendo que as mais-valias serão tributadas à taxa máxima de IRS, tal como os restantes rendimentos. 

Se os investimentos tiverem sido feitos em Portugal, o anexo a preencher E do IRS. Já se os investimentos tiverem uma origem no estrangeiro o anexo a preencher é o J.

27.02.2025

IRS Jovem

| Anónimo

Tenho menos de 35 anos e sei que em janeiro recebi mais do que era suposto, no âmbito do IRS Jovem. O que vai acontecer agora? Tenho de pagar IRS?

Se a questão está relacionada com as regras de processamento salarial, em princípio, o que vai acontecer é que o processamento salarial de fevereiro terá em consideração as regras esclarecidas pela Autoridade Tributária. Por isso, o valor líquido do salário vai ser, em muitos casos, inferior ao valor de fevereiro. Até porque o entendimento da AT é de que o esclarecimento prestado "produz efeitos a partir da data da sua publicação", ou seja, 5 de fevereiro. O que significa que as empresas não têm de fazer correções do processamento salarial de janeiro. No entanto, como é natural, esta questão vai ter impacto no ano de 2026, quando entregar a declaração de IRS. Ainda assim, tratando-se apenas de um mês, o impacto será limitado.

Tenho menos de 35 anos e sei que em janeiro recebi mais do que era suposto, no âmbito do IRS Jovem. O que vai acontecer agora? Tenho de pagar IRS?

27.02.2025

Imobiliário

| Anónimo

Quero fazer comprar uma casa, quais os requisitos para o fazer sem ter de dar qualquer entrada?

Há, essencialmente, duas formas de conseguir comprar uma casa sem precisar de avançar com uma entrada. A primeira é adquirir um imóvel diretamente ao banco. A segunda é cumprir com as regras criadas para os jovens. Neste último caso, só conseguir beneficiar da garantia pública se cumprir determinados critérios, entre os quais: ter entre 18 e 35 anos, ser a primeira habitação própria (não podendo ter uma outra casa, nem uma parcela de um imóvel) e o valor máximo da transação é de 450 mil euros. Além disso, há um limite de rendimentos. Os interessados nesta medida têm de ter rendimentos até ao 8.º escalão do IRS, se superar este patamar já não pode beneficiar. Estes são os principais critérios que terá de cumprir para poder beneficiar da garantia pública desenhada para ajudar os jovens a comprar a sua primeira casa. 

Quero fazer comprar uma casa, quais os requisitos para o fazer sem ter de dar qualquer entrada?

As perguntas enviadas pelos leitores são editadas por questões de dimensão e clareza.

A informação partilhada não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos e/ou o contacto com canais oficiais, que suportem a matéria em causa.

Envie as suas perguntas para consultorio@negocios.pt. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio