Portugal é o sexto país com as maiores reservas de ouro por pessoa a nível mundial
Até ao início de outubro, reservas do metal precioso nos “cofres” do BdP ascendiam a 383 toneladas, de acordo com um relatório da BestBrokers. País conta com cerca de 36,75 gramas de ouro por pessoa - equivalentes a mais de 4 mil euros. Suíça lidera a "tabela".
- 6
- ...
Os preços do ouro já escalaram mais de 53% desde o início do ano. Incerteza geopolítica e económica, um dólar “mais barato”, bem como compras consistentes do metal amarelo por parte de bancos centrais ao longo do ano, têm contribuído para o aumento do seu valor - apesar dos recentes recuos registados. E Portugal é já o sexto país com as maiores reservas de ouro por pessoa a nível global.
Até ao início de outubro, as reservas do metal precioso nos “cofres” do Banco de Portugal (BdP) ascendiam a 383 toneladas, de acordo com um relatório da BestBrokers que analisa dados do Conselho Mundial do Ouro, divulgados no início do mês passado. Ao preço de sexta-feira (cerca de 4.018 dólares por onça), estas quase 400 toneladas têm um valor de cerca de 54,3 mil milhões de dólares (46.835 milhões de euros ao câmbio atual), segundo contas feitas pelo Negócios.
Portugal conta, assim, com o equivalente a cerca de 36,75 gramas de ouro por pessoa. Ao preço praticado no final desta semana, isto significa que os “stocks” de ouro do país correspondem a quase 4.090 euros per capita.
Uma recente análise do Negócios mostra que, nos últimos dois anos e meio, o ouro que está nas reservas da instituição liderada por Álvaro Santos Pereira já duplicou em valor, contribuindo para a posição de Portugal neste “ranking”.
À frente do país estão (por ordem ascendente) apenas a Suíça, Líbano, Itália, Alemanha e Qatar. França, Singapura, Países Baixos e Áustria compõem o resto do “top 10”, ficando atrás de Portugal, de acordo com o relatório da BestBrokers.
As reservas de ouro da Suíça - as sétimas maiores do mundo - totalizavam até outubro 1.039,94 toneladas, avaliadas em aproximadamente 105 mil milhões de euros. Tendo em conta que o país tem quase 9 milhões de habitantes, este “stock” corresponde a 115,97 gramas por pessoa, ou seja, cerca de 12.927 euros per capita – a proporção mais elevada a nível global.
Entre a Suíça e o Líbano - país com as segundas maiores reservas de ouro per capita -, vai uma diferença expressiva. O Estado do Médio Oriente tinha, até ao início de outubro, cerca de 49,09 gramas de ouro per capita – menos de metade da Suíça -, com reservas totais de 287 toneladas.
“As reservas de ouro per capita sem paralelo da Suíça refletem uma política de longa data de estabilidade, em vez de expansão. Tendo-se mantido fora do mercado do ouro durante mais de 15 anos, o Banco Nacional Suíço beneficiou da subida dos preços sem assumir novos riscos, uma estratégia que transformou reservas passivas num importante ativo num contexto de incerteza global”, nota Paul Hoffman, analista da BestBrokers.
Em 2025, até agora, os principais compradores de ouro foram a Polónia (67,1 toneladas), o Cazaquistão (32,4 toneladas), a China (22,7 toneladas), a Turquia (21,4 toneladas) e a República Checa (14,1 toneladas).
As reservas globais de ouro atingiram, a 29 de outubro, 4,11 biliões de euros, um aumento de mais de 40% desde o final de 2024.
Mais lidas