Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IGCP quer recomprar dívida emitida em dólares para reduzir esforço de reembolso

Portugal vai esta quarta-feira realizar um leilão reverso, para recomprar obrigações emitidas naquela que foi a primeira transação em dólares desde 2010, depois de completado o plano da troika. 

Bruno Simão
Marta Velho martavelho@negocios.pt 19 de Outubro de 2021 às 13:43
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou esta terça-feira que vai amanhã realizar um leilão para recomprar dívida emitida em julho de 2014, em dólares, e com maturidade em outubro de 2024.

O IGCP avança que pretende recomprar parte dessas obrigações, emitidas com um juro de 5,125%, explicando que o volume alvo a ser readqurido não foi pré-determinado, mas o objetivo é que não cubra a totalidade da emissão. 

Esta foi uma emissão de 4,5 mil milhões de dólares, naquela que tinha sido, na altura, a primeira transação em dólares desde 2010, e já depois de completado o plano da troika. 

Em julho a agência tinha avançado com um leilão reverso referente à mesma emissão, tendo conseguido recomprar 1,12 mil milhões de dólares das obrigações emitidas em dólares, para reduzir o esforço de reembolsos para os próximos três anos. 

Este leilão reverso (com as obrigações compradas ao menor preço) acontece numa altura em que a inflação continua a escalar na zona euro. Ainda assim, os juros de Portugal a dez anos encolhiam esta manhã 1,1 pontos base para os 0,368%.
Ver comentários
Saber mais IGCP Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública economia negócios e finanças mercado de dívida
Outras Notícias