pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Mais de 4.800 investidores compraram obrigações da Mota. 110 milhões colocados

A construtora conseguiu colocar o valor pretendido, numa operação que marcou o regresso das emissões de dívida para o retalho em Lisboa e que contou com o forte interesse dos investidores nacionais.

gonçalo moura martins, mota-engil
gonçalo moura martins, mota-engil Mariline Alves
29 de Novembro de 2021 às 16:59

A Mota-Engil anunciou esta segunda-feira os resultados da oferta pública de subscrição (OPS) e duas ofertas públicas de troca (OPT) no valor global de 110 milhões de euros em obrigações, que contou com a participação de mais de 4.800 investidores de retalho. A operação foi concluída com sucesso, com a construção a conseguir colocar o valor total pretendido.

Segundo um comunicado, a construtora colocou o montante pretendido, sendo que a procura totalizou 155,59 milhões de euros, o que se situa 1,41 vezes acima do valor final da emissão e 2,07 vezes acima do valor inicial de 75 milhões de euros.

A emissão de novas obrigações Mota-Engil 2026 permitiu colocar 40,05 milhões de euros, o montante total da operação pública de subscrição (OPS), sendo que a procura válida superou 63,4 milhões de euros. Uma vez que o valor da procura superou a oferta houve rateio sobre um montante global de ordens no valor de 1,29 milhões de euros, tendo sido aplicado um fator de rateio de 0,289.

gonçalo moura martins, mota-engil
Mais de 4.800 investidores compraram obrigações da Mota. 110 milhões colocados

De acordo com os dados apresentados esta segunda, logo no dia 23, dia em que o montante da oferta foi elevado de 75 para 110 milhões de euros, a oferta já superava o montante atribuído ao segmento de reatlho: 81 milhões de euros.

Em simultâneo com esta oferta estavam a decorrer duas ofertas de troca de títulos (OPT) que venciam no próximo ano e no seguinte. Estas têm como objeto até 150 mil obrigações Mota-Engil 2022 (com o valor nominal unitário de 500 euros) e até 6.051 obrigações Mota-Engil 2023 (com o valor nominal unitário de 10.000 euros). Estas operações de troca incluíam ainda um prémio.

gonçalo moura martins, mota-engil
Mais de 4.800 investidores compraram obrigações da Mota. 110 milhões colocados

As OPT atingiram 69,95 milhões de euros - 39,09 milhões na linha que vencia no próximo ano e outros 30,86 milhões na emissão Mota- Engil 2023.

Entre a OPS e as duas OPT, as colocações juntaram 4.836 investidores.

"No seu conjunto, a emissão de obrigações, com prazo de 5 anos, cumpriu com todos os objetivos estabelecidos, permitindo ao Grupo Mota-Engil alargar a maturidade da dívida, concretizando um valor total de 110 milhões de euros numa operação a qual, pela forte procura evidenciada na primeira semana, levou o emitente a aumentar o valor de forma substancial para acomodar o interesse do mercado", refere a empresa em comunicado.

Metade das ordens colocadas entre 10 e 100 mil euros

O grosso do montante das emissões foi colocado no intervalo entre 10,5 e 100 mil euros. Segundo a apresentação de resultados da operação, 54% do montante das ordens foi colocado neste intervalo.

Entre três e 10 mil euros foi colocado o equivalente a 35% da oferta, enquanto 76 investidores apresentaram ordens superiores a 100 mil euros, representativas de 10% do total. Ordens até 2.500 euros, o valor mínimo da operação, representaram apenas 1%do total.

gonçalo moura martins, mota-engil
Mais de 4.800 investidores compraram obrigações da Mota. 110 milhões colocados

O maior número de investidores – 2.856 – apresentou, porém, ordens para valores entre 3.000 e 10 mil euros.

Os investidores de retalho garantiu ordens acima de 106 milhões de euros, para um montante máximo de 81 milhões destinado a este segmento.

Os novos títulos serão admitidos à negociação no próximo dia 2 de dezembro.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio