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Pedro Brito: “A personalização é o caminho mais curto para o impacto”

Nesta primeira edição do Voice Leadership foi possível criar uma comunidade de 500 mentores e formadores e envolver empresários e gestores de mais de 3500 PME.

03 de Junho de 2025 às 14:30
Pedro Brito, Associate Dean for Executive Education and Business Transformation da Nova SBE
Pedro Brito, Associate Dean for Executive Education and Business Transformation da Nova SBE
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Pedro Brito, Associate Dean for Executive Education and Business Transformation da Nova SBE

A Nova SBE desenvolveu uma parceria com o Negócios e com o canal Now para dar o conhecer o impacto do programa Voice Leadership Initiative em dez PME que recorreram à iniciativa. Os resultados e as experiências destas empresas deram origem à rúbrica “A Voz das PME”.

Falamos com Pedro Brito, associate dean for Executive Education and Business Transformation da Nova SBE, para conhecer os resultados alcançados com a primeira edição do Voice Leadership, que envolveu mais de 3500 PME

O Voice integra um ecossistema de mentoria com mais de 500 mentores especializados em mais de 300 tópicos críticos para os líderes empresariais.

Quais têm sido os fatores distintivos do programa?

O Voice Leadership destaca-se por ser uma iniciativa verdadeiramente transformadora, concebida para responder aos desafios concretos dos gestores de PME, com três pilares distintivos.

A multidimensionalidade e a personalização através da mentoria. Para além de um percurso formativo sólido, o Voice integra um ecossistema de mentoria único em Portugal, com mais de 500 mentores especializados em mais de 300 tópicos críticos para os líderes empresariais. Esta rede permite uma personalização total do desenvolvimento de cada participante, adaptando-se ao setor, estágio de maturidade e desafios específicos da sua empresa.

A aplicação imediata e foco em resultados. O programa não se limita a transmitir conhecimento, promove a adoção de rotinas de gestão práticas e replicáveis, que os líderes podem implementar já no dia seguinte.

Cada rotina é testada em contexto real e acompanha um rigoroso processo de avaliação de impacto, com especial atenção à performance operacional e aos resultados financeiros das empresas participantes.

É um esforço colaborativo com impacto nacional. O Voice é um movimento de colaboração entre dezenas de parceiros estratégicos, incluindo associações empresariais, meios de comunicação, bancos, grandes empresas e instituições públicas.

Que balanço faz à primeira edição?

O balanço da primeira edição do Voice Leadership ultrapassou largamente as nossas expetativas.  Criou uma comunidade de mentores e formadores que excedeu todas as projeções. O nosso objetivo inicial era ambicioso, reunir 200 mentores e formadores. Hoje, somos mais de 500 voluntários, certificados e profundamente comprometidos com o propósito do programa. Esta rede tornou-se não só um motor de conhecimento, mas um verdadeiro movimento de liderança colaborativa, com impacto nacional.

Houve uma adesão massiva por parte das empresas. Mais de 3.500 PME já se envolveram ativamente no programa, com a participação direta de empresários e gestores. O objetivo de atingir 5 mil empresas até ao final de 2026 está ao nosso alcance, e, mais importante ainda, está a ser alcançado com qualidade, envolvimento e resultados concretos no terreno.Há testemunhos que nos emocionam e validam o caminho. Ao longo do programa, recolhemos centenas de testemunhos com relatos pessoais de mudança profunda na forma de liderar, de tomar decisões, ou de repensar o rumo do negócio. São histórias de líderes que voltaram a acreditar, de equipas que se reencontraram, de empresas que ganharam novo fôlego.

Aprendemos que a prática, a aplicabilidade imediata e o foco nos dilemas concretos de cada participante são o que verdadeiramente move a transformação.

A experiência da primeira edição serviu de aprendizagem para as edições seguintes. Quais foram as principais lições?

A primeira edição foi uma fonte valiosa de aprendizagem. Por exemplo, percebemos que, para muitos gestores, o formato da mentoria, intimista e reflexivo, gera alguma resistência inicial. Uma vez ultrapassada essa barreira, a experiência revela-se profundamente transformadora. A principal lição é a necessidade de clarificar melhor, desde o início, o que esperar da experiência, usando os testemunhos reais de quem já passou por ela como elemento mobilizador e inspirador.

A personalização é o caminho mais curto para o impacto. Quanto mais o programa se adapta aos desafios reais de cada gestor e da sua empresa, maior é a sua eficácia. Aprendemos que a prática, a aplicabilidade imediata e o foco nos dilemas concretos de cada participante são o que verdadeiramente move a transformação. Nas próximas edições, vamos reforçar ainda mais o foco em trilhos personalizados e planos de ação adaptados.

Uma das aprendizagens operacionais foi perceber que a duração do programa influencia o grau de foco e de retenção. Estamos a desenhar novas versões mais ágeis e intensivas, sem comprometer a qualidade.

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