Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas Guerra ou coisa pior 19:47 João Carlos Barradas
A denúncia do acordo nuclear entre a União Europeia, Rússia, China e Irão tornar-se-á praticamente inevitável a curto prazo caso Teerão ultrapasse os limites de armazenamento de urânio passível de uso militar.
João Carlos Barradas O comércio é a guerra 10.06.2019 João Carlos Barradas
A brutalidade de Trump tem a imensa vantagem de pôr fim a crenças piedosas em pretensas virtudes pacificadoras do comércio livre e na perenidade de instituições multilaterais e sistemas de alianças criados após a II Guerra Mundial.
João Carlos Barradas Uma opção chinesa 03.06.2019 João Carlos Barradas
Reduzir ou suspender as exportações de minérios raros é um dos escassos trunfos que Pequim, maior produtor mundial, poderá jogar este mês na guerra comercial com Washington, ainda que o risco estratégico seja de monta.
João Carlos Barradas Um Parlamento de segunda ordem 27.05.2019 João Carlos Barradas
Os ilusionistas da política reclamam o reforço da legitimidade democrática do Parlamento Europeu e da consciencialização da cidadania europeia por via do aumento da participação eleitoral que atingiu os 51%.
João Carlos Barradas Votar sem retorno 20.05.2019 João Carlos Barradas
Nem metade dos recenseados se interessam por eleições insonsas para um parlamento andarilho, caríssimo, distante e desconhecido, ainda que muitos equilíbrios de poder dependam das votações desta semana.
João Carlos Barradas O cerco ao Irão 13.05.2019 João Carlos Barradas
A nova vaga de sanções e pressões norte-americanas convulsiona o Irão, mas poucos em Teerão aceitarão capitular ante o Grande Satã e é mais certo Donald Trump escorregar numa guerra do que dobrar a espinha à Revolução Islâmica.
João Carlos Barradas As guerras de Trump contra a China 06.05.2019 João Carlos Barradas
Donald Trump tem muito a ganhar nas escaramuças comerciais com Pequim, mas é arriscado forçar a mão e fazer a liderança comunista “perder a face” com a ameaça de taxar até máximos de 25%, a totalidade das importações chinesas.
João Carlos Barradas A Espanha adiada 29.04.2019 João Carlos Barradas
Albert Rivera proclamou-se líder da oposição, mas se Ciudadanos falhar o eleitorado centrista nas eleições de 26 de Maio dificilmente conseguirá hegemonizar o bloco de direita ou tão pouco forçar, a prazo, uma coligação governamental com os socialistas.
João Carlos Barradas Presidente, servo e senhor 22.04.2019 João Carlos Barradas 23
Garantir lisura de procedimentos, competência e honestidade na gestão pública é algo que dificilmente se pode esperar de um comediante levado por um voto de escárnio ao píncaro de um sistema político visceralmente corrupto no país mais pobre da Europa.
João Carlos Barradas Assange e a perversão da anarquia 15.04.2019 João Carlos Barradas 40
Para Assange, a autenticidade das informações nunca teve importância. Publicado o documento, o escrutínio cabe à comunidade de internautas, sendo a divulgação de elementos que ponham em causa a segurança ou bom-nome de pessoas absolutamente irrelevante.

Marketing Automation certified by E-GOI