pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Entre outras coisas, todos estes momentos são já um sintoma e um presságio de uma renovada desordem mundial, permitindo à Europa começar o ano ciente do que está para vir.

De olhos postos na desordem mundial em 2026

Ouvir os jovens permite conhecer uma Europa moderadamente esperançosa ou, pelo menos, não tão negra como a política pinta. É uma geração pragmática e consciente das falhas do sistema, mas disposta a repará‑lo.

As âncoras dos jovens europeus e europeístas

Uma solidariedade europeia que vá de Lisboa a Cracóvia deve começar por perguntar como se mantém viva a memória e a experiência da Europa de Leste e se impede o regresso dos imperialismos. E como investiremos em coesão social contra o ressentimento e o extremismo, riscos significativos para qualquer democracia?

O que Cracóvia mandou perguntar a Lisboa

Para um país tão recatado como o nosso, mas não imune ao que se passa para além das suas fronteiras, é urgente incluir a perspetiva dos jovens em todos os níveis de tomada de decisão, eliminar barreiras à sua participação e promover diálogos intergeracionais que contribuam para a paz e a estabilidade.

Os jovens, a paz e a segurança por resolver

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio