"15 Marketing Trends in 2013"
Talvez eu seja a pessoa mais suspeita do mundo para dizer isto - face aos livros que eu próprio publiquei neste domínio -, mas o estudo de tendências… tornou-se uma tendência.
Quando escrevi Speculations & Trends em 2009 e fiz uma pesquisa de livros de tendências, não existiam praticamente obras neste domínio, com excepção do Microtrends. Hoje, as tendências são estudadas, consultadas, consideradas e fazem parte da Business Intelligence das empresas mais bem preparadas.
Foi a pensar nisto que Rohit Bhargava voltou com um novo livro - em formato ebook, que facilita as reedições melhoradas - sobre tendências. Neste caso, são 15 tendências de Marketing, devidamente organizadas por tema. Recorde-se que Rohit passou os últimos anos em agências de topo como a Leo Burnett e a Ogilvy, que possibilitaram uma grande exposição aos mercados e às empresas, e a como evolui o comportamento do consumidor, além de permitir estabelecer uma rede de contactos que ajuda a catalisar os resultados que se podem consumir numa leitura que vale a pena fazer.
O livro está escrito de uma forma directa, simples e honesta, livre da "bullshitada" que muitos livros vão apresentando depois da página 80. O autor dá ainda, no fim de cada um dos capítulos, pistas úteis sobre a forma como cada um pode utilizar a tendência em seu benefício, num contexto empresarial. Ao fazê-lo, procura dar resposta à questão "o que há aqui para mim" que os leitores fazem no seu processo de compra.
Acabo como comecei: sou suspeito na matéria, mas não posso deixar de recomendar a todos que acompanhem as tendências, nomeadamente através deste interessante livro. Mas não demorem muito, porque a perenidade delas não o permite.
Autor: Rohit Bhargava
Data Original: Dezembro 2012
Frase: "How Your Business Can use this trends"
Keywords: marketing; trends; trend report
Apreciação: ****
*Docente do IPAM
pbarbosa@gmail.com
Mais lidas