Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Estratégia de gestão de crises: haverá lugar para o improviso?

08.03.2022

É preciso debater, validar e exercitar os planos, envolvendo os vários níveis da tomada de decisão. Só a experiência prática permite reforçar pontos fortes e identificar áreas a melhorar, pondo cada pessoa perante o desafio de contribuir com soluções, muitas vezes, de improviso, para ultrapassar os imponderáveis típicos de uma crise.

2022: dois riscos globais num ano de renovada esperança

04.01.2022

Caberá aos aliados e parceiros da NATO não ceder nos princípios da liberdade e do respeito pelo direito internacional, apelando ao diálogo, mas demonstrando total determinação numa resposta adequada a uma eventual agressão militar, mesmo que isso signifique adiar a tal esperança de uma recuperação económica almejada para este ano novo.

O risco da narrativa do “Mar Europeu”

08.11.2021

É de esperar uma maior propensão da UE para interferir na gestão do “Mar Europeu”, cabendo a Portugal responder estrategicamente, reforçando o conhecimento, a proteção e a exploração do “Mar Português”.

Será Portugal um país pequeno?

12.10.2021

Portugal está em vias de estender a sua plataforma continental para uma área de cerca de 4 milhões de km2, equivalente a 90% da superfície terrestre da UE, onde passaremos a deter direitos soberanos exclusivos de exploração de recursos naturais no solo e subsolo marinhos.

Nord Stream 2: vulnerabilidade ou oportunidade estratégica?

07.09.2021

A principal vulnerabilidade que o Nord Stream 2 veio revelar foi precisamente a falta de união entre os países da UE, com o alheamento da liderança alemã, bem como a quebra de coesão com os EUA, que a Rússia é sublime em explorar a seu proveito, numa lógica de dividir para conquistar poder negocial.

O sonho chinês e o dilema da segurança

10.08.2021

Os países ocidentais temem as implicações de uma nova ordem internacional em que os valores ditados por um socialismo autoritário, obediente ao Partido Comunista Chinês, se vão sobrepondo, paulatinamente, aos da liberdade individual e do Estado de direito democrático.

Ransomware: negócio ou ameaça geoestratégica?

13.07.2021

Independentemente da motivação dos atacantes ser apenas financeira, ou de poder haver um ator estatal a patrocinar os ciberataques, o ransomware passou a ser uma ameaça geoestratégica que nenhum país pode ignorar.

Portugal e a nova relação transatlântica

15.06.2021

O compromisso americano com o elo transatlântico é essencial ao restabelecimento da parceria económica com a UE e ao desenvolvimento do futuro Conceito Estratégico da NATO.

Publicidade
C•Studio