Ulisses Pereira ulissespereira@hotmail.com 24 de Outubro de 2016 às 10:56

O fanatismo cega

Ser "Bullish" ou "Bearish" não é como ser do Benfica ou do Sporting, nem como ser católico ou agnóstico.

O dogmatismo é uma das características que alguns investidores possuem e que lhes é fatal nos mercados financeiros. Quando se prendem às suas crenças, de uma forma obstinada, deixam de ver a realidade, não conseguindo perceber quando estão do lado errado. Vejo alguns investidores a defender a causa "Bull" ou "Bear" de uma forma fanática. Dou por mim a pensar se não estou a assistir a um daqueles debates sobre futebol, em que todos os canais de TV são pródigos, onde o fanatismo supera todo e qualquer argumento.

Para evitar cair neste erro, nos últimos anos procuro sempre definir aquilo que me fará mudar de opinião, como já devem ter reparado nas minhas análises. Isso torna muito mais fácil despir o fato que visto pois, se à priori tiver definido claramente o que me fará mudar de opinião, depois resta-me apenas cumprir o que disse, abstraindo-me das emoções do momento.

PUB

Para que possamos ser mais flexíveis nas nossas análises e opiniões, é importante lermos e ouvirmos quem discorda de nós. Quando lemos opiniões divergentes das nossas - se tivermos a mente aberta - somos capazes de nos aperceber de outros argumentos e, sobretudo, de reflectirmos sobre o verdadeiro peso dos nossos argumentos. Curiosamente, os investidores tendem a ler na diagonal as opiniões contrárias às suas e lêem atentamente aquelas que vão no sentido do que pensam, quase que procurando uma necessidade de um reforço positivo que lhes dê confiança para aquilo que estão a acreditar.

Não tenha fobia aos que discordam de si. São eles que o vão reforçar ou abandonar a hipótese que estava a colocar. E se tiver dificuldades em encontrar alguém que tenha uma opinião diferente da sua, esse é o maior sinal de perigo que pode haver.

O que é fundamental é que defina claramente cenários que o farão mudar de opinião. Pode ser algo técnico (como a cotação chegar ao valor X ), pode ser algo macroeconómico (como o desemprego chegar ao valor Y) ou microeconómico (como a empresa Z ter resultados de W). Para mim, tem sido extremamente útil pois torna muito mais fácil despir os fatos que venho vestindo porque, quando defendemos afincadamente uma posição, ficamos cegos no meio da tempestade.

PUB

Se achar que nada o poderá fazer mudar de opinião, fique preocupado. Ser "Bullish" ou "Bearish" não é como ser do Benfica ou do Sporting, nem como ser católico ou agnóstico. Não é uma questão de crença, nem vive connosco a vida inteira. A menos que o seu objectivo não seja ganhar dinheiro em Bolsa.

Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui

Analista Dif Brokers

PUB

ulisses.pereira@difbroker.com

Pub
Pub
Pub