pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O sucesso recente da economia portuguesa na contenção do défice e da dívida pública tem sido instrumental para a recuperação da imagem do país e para a atração de investimento estrangeiro. Para continuar nessa senda, este compromisso não pode ser posto em causa.

Quem paga a crise?

Com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que endereçam os desafios sociais e ambientais, mas também dimensões económicas que asseguram o rendimento, as Nações Unidas abriram caminho para uma nova métrica de progresso da humanidade.

Impacto na sustentabilidade: uma missão partilhada

As soluções identitárias são incapazes de resolver os problemas como se viu após o mandato de Trump. A eleição de Biden abre a porta a uma nova era. Mas, sem resolver as causas da questão o risco de uma nova vaga populista a prazo é real.

E depois do adeus…

O plano de reestruturação da TAP trouxe de novo para a ribalta o debate sobre a propriedade pública ou privada nos setores da economia. É um debate tão velho como a ciência económica, sobre o qual economistas académicos já produziram muitos artigos científicos - a maior parte a atestar que as empresas privadas são mais eficientes, mais lucrativas e mais focadas no cliente.

O privado e o público

Quando são excluídas, as pessoas não mudam para ser incluídas, tornam-se mais radicais, deixam de ouvir e passam a funcionar em circuito fechado. É uma reação muito humana de negação da realidade.

Lições americanas

Em poucos anos, todas as empresas que sobreviverem serão mais inovadoras, mais ágeis, mais focadas no seu propósito, mais sustentáveis, numa palavra, será uma nova cultura organizacional para o futuro.

Confiança, complementaridade e compromisso

Depois de tantas crises financeiras e de décadas de crise económica com um crescimento anémico da produtividade, tal arquitetura, a funcionar, seria a verdadeira bazuca para transformar Portugal para os portugueses. A ver se é desta…

Implementar estratégia é o que faz a diferença

Na vanguarda deste movimento, a Nova SBE embarcou num projeto para desenvolver um modelo semelhante, adaptando-o à realidade portuguesa. Os primeiros passos têm tido muito sucesso.

Compromisso com o futuro

O grau de contágio da covid-19 deixa claro que é a atitude cívica a primeira e mais eficaz linha de defesa contra a pandemia, de forma que a ação da saúde pública e do Serviço Nacional de Saúde possam atuar de modo residual.

Desconfinar com sucesso

Se alguma vez houve momento para a solidariedade na Europa é a pandemia que vivemos. Falhar gerará uma desconfiança que levará os cidadãos dos Estados-membros a um divórcio maior com a Europa.

A Europa na hora mais negra

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio