A menos que os chineses concordem em deixar de roubar tecnologia, e os dois lados arranjem uma forma de fazer cumprir esse acordo, os EUA não terão conseguido nada de útil com as tarifas de Trump.
O governo dos EUA não deseja travar o crescimento económico da China ou o crescimento das suas indústrias de alta tecnologia. Mas roubar tecnologia está errado. Já dura há muito tempo e não se deve permitir que continue.
Estas três razões, e talvez outras, justificam a visão do FOMC de que a taxa de juro actual é muito baixa e precisa de ser aumentada. Infelizmente, as recentes subidas podem ser pequenas e tardias.
A próxima crise económica deverá ser mais profunda e mais prolongada. Se o governo naquele momento optar por usar a política orçamental, o futuro rácio da dívida em relação ao PIB ultrapassará os 100% do PIB, forçando ainda mais as taxas de juro de longo prazo.
O custo das tarifas impostas não é grande em relação ao ganho que seria alcançado se os EUA conseguissem persuadir a China a parar de aceder ilegalmente à tecnologia das empresas dos EUA.
O aumento dos juros de longo prazo reduzirá o valor actual dos lucros futuros e dará aos investidores uma alternativa às acções. O resultado será uma queda nos preços das acções. Não sei quando é que isso vai acontecer, mas estou confiante de que acontecerá.
Seja qual for a causa da baixa taxa de poupança das famílias, é um problema sério que requer acção política. Felizmente, as atitudes no Congresso dos EUA têm vindo a mudar com o tempo.
Embora não seja possível prever o que um futuro Congresso fará, acho difícil acreditar que a maioria votaria em reduzir o nível de benefícios em 21% ou em aumentar o nível do imposto sobre os salários pago por todos os empregadores e todos os empregados em 26%
Neste momento, desacelerar o crescimento da Segurança Social e do Medicare não é uma opção politicamente viável. Mas à medida que o défice aumenta e as taxas de juro sobem, o público e o Congresso devem voltar a esse tema.
A China pode continuar o seu rápido crescimento e desenvolvimento tecnológico através dos seus próprios esforços. A sua política actual só acabará por conduzir a um sério conflito comercial.
Na minha opinião, os negociadores dos EUA usarão a ameaça de impor tarifas aos produtores chineses como forma de persuadir o governo da China a abandonar a política de transferências "voluntárias" de tecnologia.