Mais um na lista dos "too big to fail" na Zona Euro
"Too big to fail". É uma expressão que muito se ouviu nos últimos dias, por altura do aniversário dos dez anos da queda do Lehman Brothers. Estas instituições financeiras de grande dimensão são uma das grandes preocupações dos reguladores onde estão localizados. E há mais um banco "too big to fail" na Zona Euro.
O consórcio bancário nórdico Nordea, o oitavo maior banco europeu em capitalização bolsista, mudou a sua sede oficial da Suécia para a Finlândia. Uma alteração importante para a entidade, uma vez que passa a fazer parte da Zona Euro e da União Bancária europeia.
Segundo uma notícia do El Economista, na lista dos bancos demasiado grandes para cair estão entidades como o Goldman Sachs, o Bank of China, UBS, Royal Bank of Scotland, o Credit Suisse ou o Deutsche Bank. Na Zona Euro, a lista inclui o Santander, o Deutsche Bank, BNP Paribas, Crédit Agricole, ING, Unicredit, Société Générale e, agora, o Nordea.
Esta deslocalização, decidida há um ano, surge depois da Suécia ter pedido às entidades financeiras que aumentassem a sua contribuição para o fundo estatal, que actua em caso de crise no sector bancário. O Nordea evita, assim, pagar mais ao fundo sueco, aumentando o número de bancos demasiado grandes para falir na Zona Euro.
Mais lidas