Tesla com Top 10 na mira e Dacia no pódio. Vejas as marcas mais vendidas até junho
O comércio automóvel em Portugal manteve um forte dinamismo na primeira metade deste ano e a generalidade das marcas viram as entregas aumentarem substancialmente. Há uma mudança no pódio. Veja quais as marcas que mais unidades matricularam até junho.
1.º Peugeot
2.º Renault
3.º Dacia
4.º Volkswagen
5.º BMW
6.º Mercedes-Benz
7.º Toyota
8.º Citroën
9.º Seat
10.º Opel
11.º Tesla
12.º Ford
13.º Nissan
14.º Kia
15.º Hyundai
16.º Fiat
17.º Audi
18.º Volvo
19.º Skoda
20.º Mitsubishi
21.º Cupra
22.º Mini
23.º Mazda
24.º Land Rover
25.º DS
26.º Jeep
27.º MG
28.º Porsche
29.º Alfa Romeo
30.º Lexus
31.º Honda
32.º Jaguar
33.º Suzuki
34.º Polestar
35.º Smart
36.º BYD
37.º Aiways
38.º Maserati
39.º Bentley
40.º Aston Martin
41.º Ferrari
42.º Lamborghini
43.º Alpine
43.º Caterham
43.º Maxus
46.º Lotus
46.º Mclaren
46.º Rolls-Royce
Na primeira metade deste ano foram entregues 110.155 veículos ligeiros de passageiros novos em Portugal, mais 45,7% do que em igual período do ano passado. Este foi, aliás, o melhor semestre desde os primeiros seis meses de 2019, ainda antes da pandemia da covid-19.
A Peugeot continua a liderar com larga margem ao matricular 12.914 veículos, mais 48,2% do que um ano antes. A "marca do leão" é agora secundada pela conterrânea Renault, que liderou o mercado nacional durante mais de duas décadas. A "fabricante do losango" viu as entregas crescerem 68,6%, para 9.466 unidades, encurtando a distância.
A fechar o pódio surge a Dacia, que há um ano era apenas sétima, com 7.652 veículos, uma subida de 74,1%.
A Volkswagen ascendeu ao quarto posto, subindo cinco degraus face ao primeiro semestre de 2022, com 7.563 unidades, sendo a única marca do Top 10 a mais do que duplicar as entregas.
Seguem-se outras duas marcas alemãs: a BMW, com 7.041 unidades e um crescimento de 36,7%, e a Mercedes-Benz, ultrapassada pela rival bávara por apenas três veículos. Na primeira metade do ano passado a Mercedes era quarta e a BMW quinta.
A Toyota, que há um ano fechava o pódio, caiu para a sétima posição ao aumentar as entregas em apenas 9,1%, para 5.933 unidades.
Com um crescimento nas matrículas ainda mais modesto, a Citroën caiu do sexto para o oitavo posto, com 5.127 automóveis entregues.
A fechar o Top 10 encontram-se a Seat, com 5.048 viaturas (+42%) e a Opel, com 4.802 carros (+92,5%). A Seat subiu um degrau e a Opel ganhou quatro lugares.
A ameaçar estrear-se no lote das 10 marcas mais populares está a Tesla. A fabricante de carros elétricos de Elon Musk aumentou as entregas em 290,9%, para 4.108 unidades. Há um ano era apenas 19.ª, com 1.051 veículos.
Por último, merece referência a matrícula de um Lotus e de um Rolls-Royce.
Mais lidas