Ford Edge: Americano à conquista da Europa
Imponente e bem equipado, o Ford Edge, topo de gama dos utilitários-desportivos da marca americana, junta-se em Julho ao EcoSport e ao Kuga no mercado nacional.
Ilustre desconhecido do lado de cá do Atlântico, apesar de ter sido lançado nos EUA há quase uma década, o Ford Edge, um SUV de grandes dimensões, desembarca no mês de Julho no mercado nacional, com preços entre os 55.327 e os 64.265 euros.
Posicionado no topo da gama dos utilitários-desportivos da marca americana, onde já existem o pequeno EcoSport e o intermediário Kuga, o Edge deverá contribuir para o reforço da presença da Ford neste segmento, que vive um bom momento no espaço europeu e no mundo. Os SUV deverão representar este ano cerca de 30% das vendas totais da Ford na Europa.
Produzido na unidade da Ford em Oakville, Canadá, o Edge partilha a mesma plataforma do Mondeo e do S-Max. Com 4,80 metros de comprimento é, comparativamente ao Kuga, mais longo, mais largo e mais alto, respectivamente, 28cm, 8cm e 19cm.
Mais imponente, musculado e melhor equipado que os seus "irmãos" de gama, o Ford Edge visa uma clientela mais exigente. As suas origens americanas estão patentes tanto no exterior, com destaque para a dianteira, que exibe a nova "cara" da Ford, como no interior, de qualidade mas sem luxos particulares, mas de uma habitabilidade excepcional: espaço de sobra para cinco adultos a que acrescem 602 litros de capacidade de carga.
O Edge é proposto em três níveis de acabamento - Trend, Titanium e Sport -, e dois blocos Diesel TDCi de 2.0 litros e 180cv e 210cv, respectivamente. Estão equipados com tracção às quatro rodas e caixa manual de seis velocidades. As versões mais potentes têm opção automática igualmente de seis relações. Ambos consomem, em média, 5,8l/100km e emitem 149g/km de CO2. A recuperação da energia da travagem e o sistema "pára/arranca" são de série.
Em matéria de segurança e apoio à condução, o Edge disponibiliza um vasto conjunto de tecnologias, umas de série outras opcionais: assistência de pré-colisão com detecção de peões, limitador de velocidade inteligente, câmara de visão dianteira, sistema de ângulo morto, reconhecimento de sinais, ajuda de manutenção em faixa, cintos de segurança traseiros insufláveis, etc.
Por fim, o inovador sistema SYNC 2 (opção), com controlo por voz, assegura a conectividade, o entretenimento, a climatização e a navegação.
Na campanha de lançamento, a marca oferece cinco mil euros de desconto sobre os preços de tabela.
Ford Edge 2.0 TDCi 4x4 PowerShift (PS), nível Titanium
Motor: dianteiro transversal, gasóleo, 4 cilindros em linha,
16 válvulas, biturbo, injecção directa, intercooler, start/stop
Cilindrada: 1.997cc
Potência: 210cv às 3.750rpm
Binário: 450Nm (2.000-2.250rpm)
Velocidade máxima: 211km/h
Aceleração: 9,4s 0-100km/h
Tracção: total
Transmissão: autom. 6 velocidades
Consumo misto: 5,8l/100km
Consumo urbano: 6,4l/100km
Cons. extra-urbano: 5,4l/100km
Emissões CO2: 149g/km (Euro VI)
Outras versões:
- 2.0 TDCi 4x4 PS Sport 64.265€
- 2.0 TDCi 4x4 (180cv) Manual
Trend 55.327€
Titanium 58.261€
Sport 60.353€
Negócios em Madrid, a convite da Ford
Mais lidas