pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Fiat Tipo: De olho nas frotas

Simples, funcional e com uma boa relação preço/equipamento. A nova geração Fiat Tipo recebe mais duas variantes de carroçaria e pisca o olho ao mercado frotista.

04 de Junho de 2016 às 14:15

Características

21.700€

Fiat Tipo HB 1.6 Multijet Easy

Motor: dianteiro transversal, gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, 'common-rail', injecção directa, start/stop

Cilindrada: 1.598cc

Potência: 120cv às 3.750rpm

Binário: 320Nm às 1.750rpm

Velocidade máxima: 200km/h

Aceleração: 9,8s 0-100km/h

Tracção: dianteira

Transmissão: manual 6 velocidades

Consumo misto: 3,47l/100km

Consumo urbano: 4,0l/100km

Cons. extra-urbano: 3,0l/100km

Emissões CO2: 89g/km (Euro VI)

Outras versões:

(Gasolina) 1.4 95cv

Easy 16.900€ / Lounge 18.150€

(Turbodiesel) 1.3 Multijet 95cv Easy 19.700€ / Lounge 20.950€

1.6 Multijet 120cv Lounge 22.950€

A nova geração Fiat Tipo completa agora a "família" ao juntar à berlina as duas variantes de carroçaria Hatchbak (cinco portas) e Station Wagon (carrinha). As características definidas para estas novas versões são idênticas às da berlina: funcionalidade, simplicidade e uma boa relação preço/equipamento.

A versão Hatchback estará à venda em Portugal já a partir do próximo dia 25 e os preços vão dos 16.900 aos 18.150 euros, com motor a gasolina de 1.4 litros de 95cv, e dos 19.700 aos 22.950 euros para os turbodiesel 1.3 Multijet II (95cv) e 1.6 Multijet II (120cv). A variante carrinha (foto principal), só chega em Setembro e irá custar mais mil euros que a versão de cinco portas.

Considerado um modelo importante na estratégia da marca italiana, o Tipo procura, com estas duas novas variantes, para além de satisfazer a clientela particular, conquistar igualmente o mercado das frotas, principalmente através da versão carrinha. Daí a preocupação do construtor em dotar as novas versões com o equipamento indispensável, sem acessórios supérfluos, e com um preço justo.

Embora sejam propostos apenas dois níveis de acabamento - Easy e Lounge -, são ambos muito completos, diferenciando-se em pormenores para melhor no segundo caso. Mas em qualquer deles podemos encontrar o que de mais avançado existe em matéria de tecnologia de segurança e ajudas electrónicas à condução ou, até, de outros equipamentos que facilitam a vida a bordo. É o caso do inovador sistema Uconnect com ecrã táctil, que aglutina um sem número de funções de controlo e conforto, aliviando dessa forma o painel de bordo de botões e comandos em excesso.

As duas novas versões do Fiat Tipo apresentam ainda outros argumentos de peso, como o espaço e a funcionalidade do habitáculo. E se na habitabilidade se coloca entre os melhores da categoria, também o é no volume da mala, que na variante de 5 portas se situa nos 440 litros e na carrinha atinge os 550 litros.

Mecanicamente, das três cilindradas disponíveis apenas uma é a gasolina, a 1.4 litros de 95 cv com caixa manual de cinco velocidades. Já a gasóleo, as opções são o turbodiesel 1.3 Multijet II de 95cv e caixa manual de cinco velocidades, e o 1.6 Multijet II, de 120 cv, com caixa manual de seis relações ou automática de dupla embraiagem. Este motor está disponível numa versão ECO, com consumos e emissões de CO2 mais baixos.

Negócios em Turin, a convite da FCA

Ver comentários
Publicidade
C•Studio