Renault Emblème: revolução na mobilidade sustentável
Meses após a sua primeira aparição no Salão de Paris, a Renault abriu em Versalhes as portas do seu protótipo Emblème, um dos projetos mais visionários do fabricante francês no domínio da mobilidade sustentável.
Verdadeiro laboratório sobre rodas, o Emblème simboliza o compromisso da Renault com a transição energética e a neutralidade carbónica, alinhado com a estratégia ‘Renaulution’ definida por Luca de Meo, CEO do grupo. Em sintonia com o Acordo de Paris sobre o Clima, a Renault estabeleceu metas ambiciosas em termos de sustentabilidade: zero emissões na Europa até 2040 e globalmente até 2050.
O Emblème representa assim uma evolução natural das pesquisas iniciadas com o protótipo ‘Scenic Vision’ em 2022, visando criar um veículo familiar futurista e ecológico para enfrentar os desafios climáticos.
Desenvolvido pela Ampere, com a colaboração de uma rede estratégica de parceiros industriais, que inclui, entre outros, AKWEL, Autoneum, ArcelorMittal, CEA, Constellium, Dicastal, Forvia, Forvia Hella, Michelin, OPmobility, STMicroelectronics, Valeo e Verkor, este protótipo reflete a transformação do setor automóvel rumo à eletrificação e apresenta uma abordagem revolucionária de descarbonização.
Da extração de matérias-primas à reciclagem final, o projeto Emblème abrange cinco áreas fundamentais: eco-design, seleção de recursos, produção, utilização e reciclagem. O objetivo visa reduzir 90% das emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida do veículo.
Nesse sentido, a utilização de materiais reciclados é exemplar, já que representa 50% dos componentes na produção. Além disso, quase a totalidade do veículo é reciclável após sua vida útil, demonstrando um compromisso genuíno com a economia circular.
Tecnologia híbrida inovadoraO sistema de propulsão do Emblème constitui o seu maior trunfo tecnológico. Combinando eletricidade e hidrogénio, o protótipo oferece alta eficiência tanto para trajetos urbanos como para viagens longas, reduzindo drasticamente o tempo de carregamento e revelando o potencial do hidrogénio como combustível limpo do futuro.
Este modelo consegue percorrer até 1000 km sem emissões de CO2. Dispensando carregamentos elétricos prolongados, necessita apenas de duas paragens inferiores a cinco minutos para reabastecer hidrogénio, garantindo 350 km de autonomia por abastecimento.
O coração do Emblème é um motor elétrico de rotor bobinado alimentado por um sistema dual: uma bateria NMC (Níquel Manganês e Cobalto) de 40 kWh instalada sob o piso, complementada por uma pilha de combustível PEMFC de 30 kW, alimentada por hidrogénio de baixo carbono armazenado num depósito de 2,8 kg sob o capot.
Construído sobre a plataforma AmpR Medium, a sua arquitetura de tração traseira integra os componentes do grupo motopropulsor, mantendo um baixo centro de gravidade e a distribuição ideal de peso para maximizar desempenho e eficiência.
Parcerias estratégicasA Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi forneceu a base tecnológica, enquanto colaborações com especialistas em baterias como a LG Chem e a CATL potencializaram o sistema de propulsão elétrica.
Empresas como a Akwel contribuíram com inovações como os puxadores de portas aerodinâmicos que reduzem peso e emissões, enquanto a ArcelorMittal e a Constellium aperfeiçoaram processos para aço e alumínio, diminuindo o impacto ambiental.
A BASF também desenvolveu soluções em plásticos recicláveis e biomateriais, reduzindo significativamente a pegada carbónica.
Por outro lado, a integração com tecnologias digitais, em parceria com empresas como a Google, permitiu sistemas avançados de infotainment que otimizam o consumo energético e a experiência do utilizador. O sistema multimédia inclui um planificador de viagem que calcula a energia fornecida pela célula de combustível e otimiza a utilização da bateria.
Destaque Design arrojado e tecnologias de ponta
Destaque
Exteriormente, o Emblème destaca-se pelo design arrojado e tecnologias de ponta. No interior, o Emblème apresenta também um design moderno e minimalista focado na ergonomia e conforto.
O poliéster é utilizado não só para os bancos, mas também como revestimento para o chão. Todas as cores do tecido em poliéster totalmente reciclado e reciclável, que se vêm no interior, foram criadas através da tecelagem de fios de apenas quatro cores diferentes (ciano, magenta, amarelo e preto). Conhecido como síntese aditiva, este processo elimina a necessidade de corantes, emite menos CO2 e pode produzir até 62 tonalidades de cor.
O ecrã panorâmico OpenR evidencia um compromisso com tecnologia inovadora, enquanto o sistema de áudio imersivo assinado por Jean-Michel Jarre eleva a experiência sensorial.
O Renault Emblème simboliza assim não apenas um avanço tecnológico, mas uma visão holística de sustentabilidade. Este protótipo, que não passará no seu todo a uma fase de veículo de produção para fins comerciais, valida a mobilidade como serviço essencial, equilibrando eficiência energética e conforto.
Negócios em Versalhes, a convite da Renault
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