pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Seat León ST - Carrinha espaçosa e funcional

A Seat, construtor espanhol do Grupo VW, alargou a sua gama León com a introdução de uma variante com carroçaria familiar - a ST, de Sport Tourer

25 de Janeiro de 2014 às 10:02

Características

€34.460

Seat León ST 2.0 TDI CR FR

Motor: dianteiro transversal, ferro/alumínio, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, gasóleo, injecção directa, turbo, start/stop

Cilindrada: 1.968cc

Potência máxima: 150cv entre as 3.500 e as 4.000rpm

Binário máximo: 3200cv entre as 1.750 e as 3.000rpm

Transmissão: manual, 6 velocidades

Velocidade máxima: 215km/h

Aceleração 0-100km/h: 8,6 seg.

Consumo urbano: 5,0 litros/100km

Consumo extra-urbano: 3,6 litros/100km

Consumo misto: 4,1 litros/100km

Emissões CO2: 106g/km (Euro V)

A Seat, construtor espanhol do Grupo VW, alargou a sua gama León com a introdução de uma variante com carroçaria familiar - a ST, de Sport Tourer -, o que acontece pela primeira vez nesta linha de modelos. Estilo atraente e dinâmico, já está à venda no mercado nacional entre os 22.610 e os 35.450 euros.

Terceiro membro da família León, depois do lançamento da berlina de cinco portas e do SC (Sport Coupé) de três portas, no decurso do ano passado, a nova carrinha visa satisfazer as necessidades de uma clientela em crescimento no mercado europeu, que procura um veículo mais espaçoso e versátil para o seu dia-a-dia. E esses são, precisamente, os dois principais argumentos que o novo Seat León ST oferece sem restrições.

O que muda

Com um comprimento de 4,535 metros, a familiar ST é 27 centímetros maior que a berlina. Este aumento reflecte-se integralmente na parte traseira, e beneficia tão-somente o espaço de carga, já que a distância entre eixos de 2,63m mantém-se inalterável.

A capacidade da bagageira passa, assim, dos 380 litros da berlina para os 587 litros - um dos melhores valores do segmento -, e pode ser ampliada até aos 1.470 litros, através do rebatimento dos bancos posteriores, com a possibilidade de utilização de uma superfície plana e recurso a um fundo duplo. Objectos até 2,67m de comprimento podem ser carregados no interior desde que as costas do banco do passageiro da frente possam ser rebatidas, o que depende do nível de acabamento.

O ST apresenta ainda várias soluções práticas que aumentam a funcionalidade no compartimento de bagagens, que vem equipado de série com redes laterais e bandas elásticas para ajudar a organizar a arrumação e o transporte de objectos. O acesso também está mais facilitado devido ao rebaixamento da boca de carga em 79mm.

Por último, os bancos posteriores podem ser facilmente rebatidos rapidamente a partir da bagageira através do sistema "Easy Folding", um opcional no nível-base (Reference) e de série nos níveis Style e FR.

A lista de opcionais do ST é bastante extensa. Dependendo do nível e dos pacotes de equipamento específicos disponíveis pode receber o diferencial XDS com assistente em subidas, suspensão desportiva, câmara multifunções com assistente de máximos, "cruise control" adaptativo, assistente de faixa de rodagem, sensores de estacionamento atrás e à frente e sistema de navegação, entre outros. O controlo de estabilidade, o volante multifunções, o sistema multimédia com ecrã táctil, o ar condicionado e as luzes diurnas são de série em todas as versões.

Motorizações

A gama de motores proposta é basicamente a mesma da berlina. A oferta Diesel contempla dois blocos com dois níveis de potência: o 1.6 TDI com 90cv e 105cv e o 2.0 TDI com 150cv e 184cv. A gasolina, a marca propõe o 1.2 TSI com 86cv, 105cv e 122cv, o 1.4 TSI com 140cv e o 1.8 TSI com 180cv. Podem ter acoplado caixa manual de cinco ou seis velocidades e DSG de dupla embraiagem de 6 ou 7 relações. À excepção das versões de entrada a gasolina e a Diesel, com potências mais baixas, todos os restantes trazem sistema de paragem e arranque automático (start/stop).

Mais tarde, haverá uma versão a gás natural, a 1.4 TGI de 110cv com 94g/km de emissões de CO2.

Tracção integral 4DRIVE

Entretanto, a partir de Abril próximo, a Seat passará a comercializar também o León ST 4Drive com a tracção permanente às quatro rodas com controlo electrónico. Inicialmente, a tracção integral virá com o motor 1.6 TDI CR de 105cv e um consumo médio de 4,5 litros/100km. No Verão, chegará com o bloco 2.0 TDI CR de 150cv (4,8l/100km).

Negócios em Barcelona, a convite da Seat Portugal

Ver comentários
Publicidade
C•Studio