Portugal deverá receber novo "cheque" do PRR em novembro

Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, o presidente da comissão de acompanhamento do PRR adianta que, depois de ter beneficiado já de um adiantamento e do primeiro pagamento, Portugal deverá receber um segundo desembolso em novembro. "Cheque" será no valor de 1,8 mil milhões.
Portugal deverá receber novo "cheque" do PRR em novembro
Joana Almeida 20 de Novembro de 2022 às 12:00

O presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, acredita que Portugal deverá receber um novo "cheque" do PRR em novembro, pela concretização de um conjunto de marcos e metas que tinham sido acordados com a Comissão Europeia. 

PUB

"Até agora, temos um adiantamento, o primeiro pedido de pagamento e está submetido o segundo pedido de pagamento e estou convencido de que, durante o mês de novembro, haverá uma resposta da Comissão Europeia. E no primeiro trimestre de 2003, vamos submeter um novo pedido de reembolso", referiu, em entrevista ao Negócios e à Antena 1.

Pedro Dominguinhos referia-se ao segundo pedido de pagamento, que foi entregue por Portugal a Bruxelas no final de setembro. Este novo pedido de desembolso é no valor total de 1,8 mil milhões de euros (1,7 mil milhões de euros em subvenções e 109 milhões de euros em empréstimos) e deve-se ao cumprimento de 20 marcos e metas. 

A previsão baseia-se no facto de a Comissão Europeia dispor de dois meses para avaliar os pedidos de desembolso de novas verbas do PRR, após o cumprimento de um conjunto de marcos e metas acordadas com os diferentes Estados-membros.

PUB

O primeiro desembolso do PRR, no valor de 1,16 mil milhões foi aprovado em março pela Comissão Europeia e foi pago em maio. Antes disso, Portugal já tinha beneficiado de um pré-financiamento em agosto, no valor de 2,2 mil milhões.

Pub
Pub
Pub