Portugal continua entre os países mais pobres da Europa
Clique para ver
O Eurostat divulgou esta terça-feira dois indicadores que medem a relação entre a riqueza produzida e o nível de consumo entre os países europeus. Dados que permitem concluir que Portugal continua entre os países mais pobres da Europa e longe dos vizinhos do centro da Europa.
PUB
Este "isolamento" é bem visível no mapa em cima. Quando analisado o PIB per capita, expresso em paridade do poder de compra, Portugal surge com um verde mais ténue do que outros países geograficamente mais próximos.
PUB
Os dados mais recentes referem-se a 2016, sendo que Portugal surge com 77, ou seja, a riqueza produzida em Portugal, por habitante, é 23% inferior à média da União Europeia.
O PIB per capita é um indicador de bem-estar económico e não necessariamente das famílias. Para medir o bem-estar das famílias o melhor indicador é o consumo per capita, também expresso em paridade do poder de compra.
PUB
Neste caso Portugal está também bem abaixo da média europeia (18%). Estes dois indicadores permitem avaliar qual a capacidade de produção e de consumo por habitante, quando são eliminadas as diferenças de preços entre países. Os dados revelados pelo Eurostat mostram que Portugal continua na segunda metade da tabela europeia e, em ambos os casos, ainda não recuperou o terreno perdido face ao resto da Europa durante o período de ajustamento.
PUB
Portugal tem falhado o processo de convergência com a União Europeia, sem bem que nos anos mais recentes também não tem empobrecido face aos parceiros comunitários.
No que diz respeito ao PIB per capita (que é utilizado para ilustrar o mapa em cima), tem-se mantido estável nos 77 nos últimos cinco anos (a excepção foi 2014, quando recuou ligeiramente para 78, ou 22% abaixo da média da UE). Se recuarmos até ao final da década passada, a conclusão já é diferente. O PIB per capita situou-se em 79 entre 2015 e 2018 e chegou a estar menos de 20% abaixo da média em 2009 e 2010.
PUB
Ou seja, tendo em conta este indicador, Portugal está hoje mais pobre face aos parceiros europeus do que há dez anos, falhando claramente um dos objectivos da União Europeia, que passa pela convergência económica entre os seus membros.
PUB
Leste europeu é o mais pobre
O mapa em cima ilustra bem como a Europa está dividida entre países mais ricos e mais pobres, com o centro a ser claramente onde se encontram as nações onde a riqueza é maior (arraste o cursor mais à direita da legenda do mapa para 100 para isolar os países mais pobres do que a média da UE).
PUB
É no Leste europeu onde se encontram os países mais pobres da UE, com destaque para Bulgária, Macedónia e Montenegro, onde a riqueza é inferior a metade da média da UE. É também nesta região do continente europeu onde se encontram vários países com níveis de riqueza por habitante semelhantes aos de Portugal. É o caso da Eslováquia (23% abaixo), Lituânia (25% abaixo) e Estónia (26% abaixo). (Altere a escala da legenda para entre 70 e 80 para encontrar os países com níveis idênticos aos de Portugal).
PUB
A Grécia (33% abaixo da média da UE) continua com um nível de riqueza inferior ao de Portugal e a Espanha superior (8% abaixo).
Como navegar no mapa
PUB
Ao passar o cursor pelos vários países europeus, vê o dado relativo ao período mais recente (neste caso 2016). Ao seleccionar um país, vê o gráfico da evolução do indicador ao longo dos períodos mais recentes (neste caso anos). Pode ainda alterar a legenda, para ver apenas os países que apresentam valores para o intervalo definido. Para isso tem que arrastar o cursor, que se situa a verde na parte inferior da legenda.
Saber mais sobre...
Saber mais Eurostat PIB per capita União Europeia Macedónia Montenegro Eslováquia EstóniaMais lidas
O Negócios recomenda