pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bruxelas vai comprar até 400 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 à AstraZeneca

O órgão executivo comunitário anunciou ter chegado a acordo com a farmacêutica anglo-sueca para a compra de até 400 milhões de doses da potencial futura vacina contra a covid-19.

Vacina Coronavírus
Vacina Coronavírus
14 de Agosto de 2020 às 12:39

A União Europeia continua a precaver-se para o momento em que seja descoberta uma vacina contra a covid-19. Esta sexta-feira, a Comissão Europeia revelou que chegou a acordo com a AstraZeneca para a compra de até 400 milhões de doses da potencial futura vacina contra o novo coronavírus.

Estas doses dirigem-se aos Estados-membros da União Europeia mas também existe o objetivo de assegurar o stock necessário que permita redirecionar a vacina para outros países europeus externos ao bloco comunitário assim como para países menos desenvolvidos.

O acordo fechado com a farmacêutica anglo-sueca presume a compra garantida de 300 milhões de doses da eventual vacina e uma opção de compra de 100 milhões de doses adicionais.

Em comunicado, a instituição liderada por Ursula von der Leyen refere estar em conversações com outras farmacêuticas para fechar "acordos similares". Recorda ainda ter já chegado a acordo com a Sanofi-GSK e a Johnson&Johnson para a compra de vacinas. Os três acordos já alcançados garantem à UE até 1,1 mil milhões de doses.

"As intensas negociações da Comissão Europeia vão continuar para atingirmos resultados. O acordo de hoje é o primeiro pilar na implementação da Estratégia sobre Vacinas da Comissão Europeia. Esta estratégia vai permitir-nos fornecer vacinas aos europeus, tal como aos nossos parceiros de todo o mundo", diz Von der Leyen na nota da Comissão.

Já através do Twitter, a alemã sublinha que a Comissão "cumpre" as suas promessas e reafirma o compromisso de Bruxelas em "proteger a saúde dos europeus e dos nossos parceiros globais".

We deliver on our promises.@EU_Commission concluded first agreement on purchase of up to 400 million doses of future @AstraZeneca vaccine against COVID-19.

We’re committed to safeguard the health of Europeans & our global partners #StrongerTogether https://t.co/HvtW9NVAHa pic.twitter.com/4WvXwSgVqf

No âmbito da estratégia de vacinas comunitária, Bruxelas pretende que quem precise ser vacinado contra a covid-19 possa sê-lo independentemente do país considerando que "ninguém está a salvo enquanto não estiverem todos a salvo". Nesse sentido, desde 4 de maio último a Comissão já angariou perto de 16 mil milhões de euros destinados ao financiamento do acesso e realização de testes, tratamentos e vacinas contra o novo coronavírus.

A AstraZeneca está a desenvolver uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, tendo os testes já realizados assegurado resultados positivos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio