Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Luxemburgo quer testar toda a população até final de maio

O governo luxemburguês pretende testar todos os 600 mil habitantes do país. Até agora, o Luxemburgo realizou cerca de 39 mil testes, tendo sido detetados 3.729 infetados e 88 pessoas morreram com covid-19.

9.º Luxemburgo: IPC 81
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 28 de Abril de 2020 às 16:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O governo luxemburguês quer testar, até final de maio, todos os cerca de 600 mil habitantes do país, no âmbito da sua estratégia de alívio das restrições impostas devido à pandemia de covid-19, indicou esta terça-feira o Ministério da Saúde do Grão-ducado.

"Graças ao tamanho do Luxemburgo e o número limitado de residentes temos uma grande oportunidade: podemos testar toda a população num curto período de tempo. Isso tornar-nos-á o primeiro país do mundo a ter uma visão completa do número de cidadãos infetados", disse o ministro do Ensino Superior e Investigação, Claude Meisch.

Numa primeira fase serão testados os estudantes e professores. Ainda esta semana, poderão ser testados cerca de seis mil alunos do secundário e 2.500 professores, antes do regresso às aulas, a 4 de maio. Os testes são voluntários, mas o governo apela a que o maior número de pessoas aceite ser testado.

Numa fase posterior, o objetivo é testar 20 mil pessoas por dia. E os testes poderão abranger também os residentes nos países vizinhos que trabalham no país.

Nas próximas semanas serão instalados 17 postos de testes no país, refere ainda o governo.

"O elevado número de testes ajudará a avaliar a propagação do coronavírus e detetar, pela primeira vez, os casos assintomáticos, que se estima que representem 80% do total de casos. Isso significa que podemos detetar muito mais pessoas infetadas, colocá-las em isolamento e identificar os contactos que tiveram com outras pessoas, quebrando as cadeias de transmissão", referiu a ministra da Saúde, Paulette Lenert.

"Como a proteção será tanto maior quanto maior for o número de pessoas testadas, encorajamos todos os residentes a participarem", acrescentou.

A população será dividida em três contingentes, decorrendo os testes de forma faseada.

Ver comentários
Saber mais Luxemburgo saúde testes população covid-19
Outras Notícias