Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

UE desaconselha viagens não essenciais para Portugal, Espanha e Chipre

As recomendações da União Europeia baseiam-se na matriz do ECDC que recorre à ponderação entre a média de casos registados nos últimos 14 dias e a taxa de testes positivos. Para recuar ao amarelo, o país teria que reduzir a incidência abaixo dos 200 casos.

As companhias aéreas reviram em baixa a sua operação para este inverno e vão voar a 20% da sua capacidade.
iStock
João Ruas Marques 08 de Julho de 2021 às 20:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Portugal Espanha e Chipre são os únicos Estados-membros para os quais a União Europeia desaconselha viagens não essenciais. Os dois primeiros países passaram a apresentar um nível de risco "vermelho" segundo a mais recente atualização feita pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Chipre está num patamar superior.

No caso de Espanha, o nível de risco vermelho não se aplica à totalidade do país. De facto, tanto a região da Galiza como a de Castela-La Mancha permanecem um nível abaixo, no amarelo.

O resto do mapa está praticamente todo colorido a verde, com a exceção da totalidade dos Países Baixos, de algumas regiões na escandinávia e da capital da Bélgica, Bruxelas.



As recomendações do ECDC são feitas com base nos dados reportados pelos institutos responsáveis pelas estatísticas de cada país (o INE, no caso de Portugal) e dizem respeito a uma ponderação entre a taxa de positividade dos testes realizados e incidência acumulada ao longo dos últimos 14 dias.

Em Portugal, os últimos dados avançados pela Direção Geral de Saúde, na quarta-feira, indicavam uma incidência acumulada nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes de 247,3 casos. Já a taxa de positividade observada entre os testes covid realizados ficou-se pelos 3,2% segundo os dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge que remontam ao dia 2 de julho.

Para que recue para o patamar amarelo Portugal terá que reduzir a incidência abaixo dos 200 casos por 100 mil habitantes.


Ver comentários
Saber mais UE União Europeia Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças covid-19 mobilidade
Outras Notícias