Investimento de 1,7 milhões dá novo "Pallco" à cultura no Porto
Dois pisos, estúdios de dança e de música, salas polivalentes, um auditório com 200 lugares e um jardim exterior privado num espaço com 2.400 metros quadrados de área e construído de raiz na zona da Prelada, no Porto. São estas as novas instalações do Pallco, que se apresenta como o primeiro conservatório de dança e música da cidade e que será inaugurado na quinta-feira, 19 de Abril.
PUB
Liderado pela bailarina e professora Sofia Marques dos Santos, da Oporto Ballet School (OBS), este projecto destinado ao ensino profissional e lúdico das artes performativas da dança, música e teatro musical representa um investimento superior a 1,7 milhões de euros. Mais de metade do valor refere-se ao "leasing" do espaço, uma antiga nave industrial que servia de armazém de automóveis.
PUB
Segundo as informações dadas ao Negócios, este empreendimento esteve a ser desenhado durante mais de um ano e a operação de financiamento contou com o apoio da sociedade mutualista Norgarante através da prestação de garantias para facilitar a obtenção do crédito junto da banca, em condições adequadas ao investimento e ao ciclo de vida da empresa.
PUB
PUB
Com autonomia pedagógica sob tutela do Ministério da Educação, o Pallco será mais do que uma escola de artes – nesta fase inicial transitam já os 150 alunos da OBS e os actuais alunos das escolas de ensino regular e de artes performativas –, dispondo também de serviços complementares como fisioterapia, nutrição, "mind coach", podologia e apoio escolar. Além disso, vai ter actividades para a população em geral: aulas de pilates, ioga, ginástica, salsa fit, danças de salão ou dança contemporânea para adultos.
PUB
PUB
A directora, Sofia Marques dos Santos, quer acolher eventos nacionais e internacionais nesta nova infra-estrutura cultural da cidade, que há poucos dias viu o Coliseu garantir um investimento de 1,8 milhões de seguradora Ageas. A empreendedora acredita que o Pallco está também "em condições de atrair alunos estrangeiros, como nunca foi possível em Portugal", aspirando à criação de intercâmbios internacionais com as melhores escolas e conservatórios de artes performativas a nível global.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais cultura pme investimento pallco sofia marques dos santos porto norgarante educação dança músicaQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda