Pelos caminhos de Sintra. Há mais um percurso pedestre para fazer
A partir deste sábado, 26 de Setembro, ir do centro histórico de Sintra a pé até ao Palácio da Pena ou ao Castelo dos Mouros já é possível, através do percurso pedestre da Vila Sassetti.
A partir deste sábado, 26 de Setembro, há um novo percurso pedestre para fazer em Sintra. O acesso ao Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros pode, agora, ser feito através do caminho da Vila Sessetti, desde o centro histórico de Sintra. O percurso é aberto, no âmbito do projecto de recuperação que integra a intervenção no exterior do edifício principal da Vila Sassetti, além da
A Vila Sassetti tem uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados, dos quais, cerca de 200 metros quadrados correspondem ao conjunto edificado composto pelo edifício principal, a Casa do Caseiro e os edifícios anexos.
"O edifício principal distingue-se pela torre circular central de três pisos, a partir da qual se estendem outros corpos de geometria variável, empregando o granito de Sintra como revestimento exterior principal, as faixas de terracota características do estilo Românico Lombardo e diversas peças da colecção de antiquária do comitente", acrescenta a empresa com capitais municipais.
O jardim foi concebido pelo arquitecto Luigi Manini, o mesmo da Regaleira.
Victor Carlos Sassetti (1851-1915), proprietário do Hotel Braganza, em Lisboa, e do Hotel Victor, em Sintra, foi o proprietário original dos terrenos onde se localiza actualmente a Vila Sassetti. O projeto foi encomendado ao amigo, arquitecto e cenógrafo Luigi Manini (1848-1936), sendo o edifício principal construído entre 1890 e 1894. Após a morte do proprietário, a vila esteve arrendada a Calouste Sarkis Gulbenkian, entre 1920 e 1955, que a ocupou esporadicamente até ao ano da sua morte. Entre 1955 e 1958, a então proprietária Isabel Armanda Luísa Real fez construir a Casa do Caseiro e aumentou o edifício principal. Em 1984, já na posse de Sara Gabriel Teixeira Albergaria, são feitas obras de requalificação da vila e do jardim. Em 2004, a propriedade é adquirida pela Câmara Municipal de Sintra, para ser comprada em 2011 pela
Entre 1955 e 1958, a então proprietária Isabel Armanda Luísa Real fez construir a Casa do Caseiro e aumentou o edifício principal. Em 1984, já na posse de Sara Gabriel Teixeira Albergaria, são feitas obras de requalificação da vila e do jardim.
O montante de investimento foi superior a 617 mil euros, com financiamento de fundos comunitários.
Mais lidas