Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
SMS já representa um quarto da captação de novos clientes de crédito ao consumo (Jornal de Negócios) O acesso ao crédito está cada vez mais fácil. As instituições financeiras estão a apostar num novo meio de contacto com os consumidores, onde o dinheiro está à distância de apenas três letras: SIM.
Rendeiro e António de Sousa captam 340 milhões de euros para investir (Jornal de Negócios) Em menos de dois meses, António de Sousa, antigo governador do Banco de Portugal e presidente da CGD, Luís Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças, e Fernando Esmeraldo, ex-quadro do Citigroup, reuniram 90 milhões de euros para investir em empresas nacionais.
Portugal é paraíso de exploração de ilegais (Diário Económico) Portugal é um dos poucos Estados da UE – o único dos antigos Quinze – onde a exploração de imigrantes ilegais não é considerada um crime no Código Penal, denuncia hoje a Comissão Europeia. “Não podemos tolerar paraísos de exploração de imigrantes ilegais”, diz Franco Frattini, o comissário da Justiça, em entrevista a um pequeno grupo de jornais europeus, entre os quais o DE. Portugal tem sanções administrativas, como de resto todos os países europeus, mas é um dos oito que dispensa sanções penais.
Carros chineses vão custar menos 25% (Diário Económico) Os carros chineses da marca Brilliance poderão ser vistos nas estradas portuguesas ainda em 2007. Para já, a empresa de Hipólito Pires vai restringir a oferta às versões comerciais. “Um Brilliance comercial terá um valor 25% abaixo da média do mercado”, garantiu o empresário Hipólito Pires, presidente da Hipogest, ao Diário Económico
Mais facilitada a penhora de imóveis para a Segurança Social (Público) A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) estão a negociar a celebração de um protocolo que, a concretizar-se, irá permitir ao instituto da Segurança Social aceder e imprimir directamente da Internet as certidões matriciais referentes a casas ou prédios detidos por contribuintes com dívidas.
UE dá últimos passos para a redução do custo do roaming (Público) A definição de um limite para os custos de utilização do telemóvel no estrangeiro foi ontem objecto de um compromisso preliminar entre as instituições da União Europeia (UE) que abre o caminho para a redução das facturas telefónicas já no próximo Verão.
Acesso às carreiras mais altas vai dispensar licenciatura (Diário de Notícias) O acesso às carreiras mais altas da função pública vai deixar de exigir licenciatura aos candidatos. Esta é uma das novidade do novo regime de vínculos, carreiras e remunerações que se encontra em fase final de negociação e que deverá dar entrada na Assembleia da República até final de Junho de modo a entrar em vigor em Janeiro do próximo ano.
Indianos da Tata querem investir em Portugal (Diário de Notícias) O director executivo da Tata Sons, Alan Rosling, uma das sub-holdings do grupo indiano Tata e o presidente da Tata Consulting Services Ibero-América, Gabriel Rozam, chegam hoje a Lisboa para uma visita de alguns dias, confirmaram ao DN representantes de uma das empresas, que não quiseram, no entanto, revelar mais pormenores sobre assunto.
Mais lidas