pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

02 de Dezembro de 2009 às 07:33

Lucros das empresas cotadas já deram a volta à crise (Jornal de Negócios) Os resultados das maiores cotadas da bolsa de Lisboa cresceram a bom ritmo entre Julho e Setembro, mostrando que as empresas portuguesas, devido à sua exposição internacional e aos programas de corte de custos efectuados, estão já a conseguir sair da crise.

Um tratado com prazo de validade de uma década (Jornal de Negócios) Foi uma constante nos discursos que assinalaram a entrada em vigor do novo Tratado: com Lisboa, a UE - maior potência comercial do mundo, com quase 500 milhões de consumidores no seio do mais bem sucedido projecto de integração de democracias soberanas - passa a ter condições para ter uma voz mais forte no mundo, ser uma organização mais democrática e simultaneamente ágil.

Parlamento impõe ao Governo novos fundos para a Madeira (Diário Económico) O Estado pode ter que ressarcir a Madeira em cerca de 400 milhões de euros já no próximo Orçamento de Estado. O Parlamento vai discutir no próximo dia 11, na generalidade, uma resolução da Assembleia da Madeira, que visa repôr a primeira lei das finanças das regiões autónomas, em detrimento da actual lei, que entrou em vigor em 2007 com votos favoráveis apenas do PS.

Banco de Portugal anuncia novo congelamento das contas do BPP (Diário Económico) O Banco de Portugal prepara-se para anunciar hoje novo prolongamento do congelamento dos activos dos clientes do Banco Privado Português (BPP), pela quinta vez consecutiva.

Parcerias com privados têm cada vez menos risco para as empresas (Público) O ministro das Obras Públicas vai hoje ao Parlamento explicar quais as consequências que os chumbos sucessivos que o Tribunal de Contas (TC) tem vindo a atribuir aos contratos lançados pela Estradas de Portugal (EP) trazem para o modelo de gestão e financiamento do sector rodoviário. António Mendonça tem-se referido aos "chumbos" como sendo "acidentes de percurso". Mas em causa pode estar a própria sustentabilidade do modelo de financiamento e gestão do sector rodoviário, cujas renegociações revelam um aumento de risco para o sector público, na proporção em que diminui o risco dos privados.

Desemprego já ultrapassou barreira dos 10 por cento (Público) Pela primeira vez a taxa de desemprego em Portugal ultrapassou a barreira dos 10 por cento. Os números divulgados pelo Eurostat, o órgão estatístico da União Europeia, mostram que o flagelo do desemprego continua a crescer e que a previsão de alguns organismos internacionais que apontavam para uma taxa de desemprego de dois dígitos no final do ano pode vir a ser uma realidade.

Zapatero: “Alguns países da UE estiveram à beira da bancarrota” (i) O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, de 49 anos, fala sobre os recém-eleitos presidente e alto representante das Relações Externas e Segurança Comum da União Europeia, sobre os objectivos de Espanha para a sua próxima presidência da UE e sobre a esperança de um recomeço para a Europa.

A partir de hoje vai ser mais fácil mudar de banco (i) A partir de hoje, se decidir mudar de banco já não precisa de avisar todas as entidades que o débito directo passa a ser feito numa conta à ordem de outro banco. A instituição financeira onde abriu a nova conta pode fazê-lo por si, entrando em contacto com o seu banco antigo. Ou seja, o novo banco fará de intermediário não só junto da instituição financeira antiga como dos credores, restabelecendo as operações correntes na nova conta à ordem. Esta é apenas uma das medidas que fazem parte dos "princípios comuns aplicáveis às mudanças de banco" implementados pela Comissão Europeia, e que entram hoje em vigor.

10,2% sem trabalho (Correio da Manhã) A taxa de desemprego em Portugal ultrapassou a barreira dos 10 por cento e é já a quarta mais alta da Zona Euro. Os números ontem divulgados pelo Eurostat mostram que em Outubro a taxa de desemprego chegou aos 10,2 por cento em Portugal, acima da média dos países do euro (9,6%) e da UE (9,3%).

Futuro da beiralã indefinido (Correio da Manhã) Os 150 trabalhadores da fábrica têxtil Beiralã, em Seia, que estão em casa enquanto não é aprovado o plano de insolvência, que prevê a sua viabilização, acusam a Segurança Social de atrasar o processo.

Sócrates espera que continuidade de apoios à economia abrande "ritmo de aumento" em 2010 (Jornal de Notícias) O primeiro-ministro, José Sócrates, disse hoje esperar que a continuidade das políticas de apoio à economia conduza ao abrandamento do "ritmo de aumento do desemprego" no próximo ano.

Taxa de desemprego é a 5.ª mais alta da UE (Jornal de Notícias) Desde que há registo do desemprego em Portugal, nunca houve tantos desempregados como no passado mês de Outubro. O Eurostat publicou ontem as estatísticas e Portugal é o 5.º da UE, com 10,2% de desempregados.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio