pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

29 de Janeiro de 2010 às 07:35

CSN admite abdicar do controlo para comprar Cimpor (Jornal de Negócios) A CSN está a equacionar abdicar do controlo da Cimpor para garantir o êxito da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a cimenteira. O grupo brasileiro admite reduzir a condição de sucesso da operação, que actualmente impõe a compra de 50% mais uma acção da empresa portuguesa, para uma percentagem mais próxima dos 40%.

Défice público vai ser reduzido à custa da receita (Jornal de Negócios) A quebra de despesa com pessoal que surge inscrita na proposta de Orçamento do Estado resulta de uma alteração metodológica na contabilização destas despesas e não de uma redução efectiva de gastos. No relatório do OE, o Governo repete uma forma de contabilização da despesa com pensões da Função Pública (CGA) que adoptou no orçamento de 2009, alargando-a este ano também à despesa com os subsistemas de saúde dos funcionários públicos.

Brasileiros da Camargo retiram hoje proposta de fusão com a Cimpor (Diário Económico) Ainda está incerto o futuro da cimenteira. A Camargo retira a proposta, mas não vai desistir: aguarda pelo fim da OPA da CSN, que arranca hoje.

Administradores reformados do BCP recusam ficar sem regalias (Diário Económico) Os 14 ex-administradores reformados do BCP vão contestar a decisão do banco. Em causa estão automóveis, motoristas e, no caso de Jardim Gonçalves, seguranças pessoais.

A crise voltou a baralhar as contas do Governo para a Segurança Social (Público) O Orçamento do Estado (OE) de 2009 subavaliou fortemente o impacto da crise nas contas da Segurança Social. Quando o defendeu no Parlamento, no final de 2008, contra toda a oposição, o Governo esperava uma maior entrada de contribuições sociais, um gasto significativo com pensões e a manutenção da despesa com o desemprego. Na realidade, aconteceu o contrário.

Agências criticam, ministro contra-ataca (Público) As agências internacionais de notação financeira não gostaram do orçamento proposto pelo Governo, mas o ministro das Finanças parece ter gostado ainda menos das críticas feitas por estas entidades.

2010 não é para aumentos: empresas alinham com o governo (i) O frio que se sente actualmente no país alastrou-se para os salários da função pública, começando agora a esticar-se para as empresas públicas e privadas. Os ministérios que tutelam as várias empresas públicas deverão nos próximos dias dar orientações para que a postura de congelamento seja seguida. Esta é, pelo menos, a expectativa dos gestores públicos contactados pelo i com base na política que tem sido seguida no Ministério das Obras Públicas e em particular no sector dos transportes.

Gestores. Ataque aos bónus é mais conversa que outra coisa (i) A maioria dos empresários e gestores de empresas ouvidos aceita que a intenção do governo em penalizar mais os bónus da banca e limitar os benefícios fiscais ao rendimento das empresas em geral é uma "boa" medida porque moraliza os administradores do sector privado. No entanto, duvidam que a proposta tenha grande alcance.

Arrendamento jovem com mais apoios (Jornal de Notícias) Os apoios ao arrendamento jovem, através do programa Porta 65, podem ser concedidos aos candidatos até 30 anos idade, ficando estes como beneficiários até aos 33. Ter filhos ou deficientes a cargo irá merecer uma majoração de 10% nos apoios do programa.

Gasolina encareceu 3,6% e gasóleo baixou 8,3% (Jornal de Notícias) A gasolina 95 foi vendida 3,6% mais cara em Dezembro do que um ano antes, apesar de o preço ter baixado 0,5% em relação a Novembro, revela o boletim mensal de acompanhamento do mercado.

Prazos para saldar dívidas alargados (Correio da Manhã) O regime de pagamento em prestações das dívidas tributárias vai sofrer alterações ao nível de ‘timings’, com o objectivo de responder à actual crise económica e financeira, conforme avançou ao CM o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques.

Contra despedimento de 114 (Correio da Manhã) Dezenas de trabalhadores da cadeia de restauração e catering Eurest Portugal manifestaram-se ontem junto à sede da empresa, em Lisboa, contra o despedimento colectivo de 114 pessoas.

Durão Barroso convence Rangel a avançar (Sol) Durão Barroso convenceu Paulo Rangel a candidatar-se à liderança do PSD, que só aceitou avançar perante o desinteresse de Marcelo Rebelo de Sousa. Entretanto, Aguiar-Branco ainda não tomou uma decisão e Passos Coelho é o único candidato assumido.

Banco Insular pagou casa de Oliveira Costa em Albufeira (Sol) O antigo presidente do BPN comprou uma casa de férias em Albufeira, em 2002, por 362.500 euros, mas sem gastar um cêntimo do seu património.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio