pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.

12 de Dezembro de 2003 às 08:44

Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:

Fundos entram na habitação social já em Janeiro (Jornal de Negócios) Os fundos de investimento imobiliário poderão entrar na habitação social já em meados de Janeiro, disse a secretária de Estado da Habitação, Rosário Águas.

Banco de Portugal e CMVMisentos na Concorrência (Jornal de Negócios) Os supervisores do sector financeiro, com excepção do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), foram «poupados» pelo Governo no regime de financiamento da Autoridade da Concorrência (AC), aprovado ontem em Conselho de Ministros.

Lusomundo adquire «Ocasião» por 10 milhões (Jornal de Negócios) A Lusomundo Media acaba de adquirir o jornal semanário de classificados «Ocasião» por 10 milhões de euros, do grupo alemão Kuaka.

Ecotaxa põe sector automóvel em pé de guerra(Diário de Notícias) A nova taxa sobre os combustíveis, destinada ao fundo florestal permanente, foi a «gota de água» para que três associações do sector automóvel, ACP, ACAP e ANECRA, unissem ontem as vozes em «protesto de indignação».

Governo prolonga prazo de entrega de participações dos senhorios até 16 de Janeiro (Público) O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Vasco Valdez, decidiu ontem dilatar, para 16 de Janeiro, o prazo para entrega das participações de rendas por parte dos proprietários de imóveis arrendados. O "regime transitório para os prédios urbanos arrendados" estabelecido pelo Decreto-Lei nº. 287/2003, de 12 Novembro, foi inicialmente fixado para terminar hoje.

Governo congela devoluções de IVA (Diário Económico) Os novos reembolsos de IVA encontram-se retidos há duas semanas. As Finanças suspenderam a recolha dos despachos que autorizam as devoluções do imposto, uma situação que vai resultar na derrapagem dos prazos da sua restituição.

Allianz negoceia seguradora Cosec com Banco BPI (Diário Económico) A seguradora de crédito Cosec, em que o Banco BPI é maioritário com 66,7%, poderá estar a ser negociada entre a instituição de Artur Santos Silva e a Allianz, de forma a que a sua subsidiária, a Euler Hermes, aumente significativamente a sua participação na companhia de seguros.

Citigroup paga à DGCI honorários por dívidas cobradas (Semanário Económico) Como pagamento pelos serviços de cobrança e gestão das dívidas fiscais titularizadas, a Direcção-Geral dos Impostos vai receber honorários directamente do consórcio bancário liderado pelo Citigroup. Em contrapartida compromete-se a fazer tudo o que for possível para que os créditos em falta sejam efectivamente cobrados.

Estado convida Eni a vender nos petróleos e a ficar no gás (Semanário Económico)Na próxima terça-feira, dia 16 a Assembleia Geral irá discutir o incumprimento ao acordo de parceria estratégica entre a Galp e a Eni. As soluções possíveis passam pela Eni sair de um dos negócios (provavelmente dos petróleos); ficar nos dois com um acordo; e ainda o recurso aos tribunais para discutir quem violou o quê no acordo Eni/Estado.

Caixa Geral de Depósitos vai unificar as suas marcas em Espanha, case ganhe o Banco Atlântico (Revista PRÈMIO)Miguel Athayde Marques, avança que «não faz sentido operar com designações diferentes. Quanto à marca a adoptar ainda não foi nada pensado. Pode ser Atlántico, Simeón, ou uma terceira marca»

Brisa quer dominar o mercado comunitário de sinalizadores (Revista PRÉMIO). Para isso deve apresentar-se a um concurso comunitário, que será aberto em Janeiro do próximo ano, para a instalação de uma solução de sinalizadores na região transalpina. A solução vencedora deste concurso – via rádio ou via satélite – será a adoptada como a dominante nas auto-estradas europeias.

Publicidade
C•Studio