pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

12 de Novembro de 2007 às 07:53

Fortuna de Amorim cresceu 500 milhões de euros em dois dias (Jornal de Negócios) O "jackpot" da Galp no Brasil foi uma lotaria gorda para os accionistas da petrolífera, que apenas em dois dias viram o seu investimento valorizar 41%. A empresa passou a ser a segunda mais valiosa da bolsa de Lisboa, que voltou a liderar os ganhos entre as principais praças europeias. A Galp afirma que a descoberta é importante para concretizar o objectivo de duplicar a produção de petróleo dentro de um prazo de cinco anos.

Empresas portuguesas deverão investir 15 milhões por ano na biodiversidade (Jornal de Negócios) As empresas portuguesas deverão investir pelo menos 15 milhões de euros anuais na protecção da biodiversidade nos próximos três a cinco anos. O presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), João Menezes, estima que o custo médio anual das acções nesta área de cada uma das 30 empresas que já firmaram compromissos com o ICNB seja de 500 mil euros.

Galp ataca novos poços de petróleo no Brasil e Angola (Diário Económico) O apetite da Galp está insaciável. Sobretudo depois da sua primeira grande vitória na área da pesquisa e exploração de petróleo, com as revelações sobre o potencial do poço em águas ultra-profundas de Tupi-Sul, na Bacia de Santos, Brasil, com reservas calculadas entre cinco e oito mil milhões de barris. Trata-se da “maior descoberta dos últimos oito anos”, afirmou o presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, em declarações ao Diário Económico.

Câmaras vão ganhar terrenos aos portos (Diário Económico) Os terrenos sob a alçada das administrações portuárias dos cinco principais portos nacionais – Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines – e do IPTM – Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos que não estiverem directamente afectos à actividade portuária ou que não sejam necessários para eventuais ampliações dos terminais de cada um destes portos vão passar a ser geridos pelas respectivas câmaras municipais. Em declarações ao Diário Económico, Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, adiantou que “está quase concluído o processo legislativo nesse sentido”, esperando que a lei ou decreto-lei (ainda existem as duas vias em aberto) deva estar publicado em vigor até ao final do primeiro trimestre de 2008.

Habitação mais cara a partir de Julho de 2008 (Diário de Notícias) Os portugueses estão sensibilizados para a importância das energias renováveis, sobretudo nas camadas mais jovens, mas o factor custo desta vertente ainda tem um peso muito importante quando chega a altura de escolher uma casa. Razão por que 40% dos inquiridos no segundo inquérito do estudo "A Casa Ideal", promovido pela Escola Superior de Actividades Imobiliárias e pela Eurosondagem (ESAI), dizem preferir a energia eléctrica. Mas mesmo esses 40% não poderão fugir aos seis a sete mil euros de acréscimo de custo que as habitações novas vão sofrer a partir de Julho de 2008, alerta Manuel Ferreira dos Anjos, director da ESAI, por via da entrada em vigor, de forma universal, da obrigatoriedade dos novos projectos incluírem aquecimento por energia solar.

Alcochete está incluída nos planos da Alta Velocidade (Diário de Notícias) A RAVE, a empresa pública responsável pelo projecto do comboio de alta velocidade, contesta o estudo da CIP na vertente ferroviária e garante que nos seus planos está incluída uma ligação a Alcochete, caso o aeroporto de Lisboa seja aí localizado, garantiu fonte da empresa ao DN.

Publicidade
C•Studio