pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.

01 de Junho de 2004 às 08:24

Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:

Bancos sobem juros sobre crédito à habitação (Jornal de Negócios) A Euribor está a subir há dois meses consecutivos e os efeitos já se começam a fazer sentir nos créditos contraídos para a aquisição de habitação. Todas as entidades bancárias analisadas pelo Jornal de Negócios aumentaram as taxas de juro indexadas à Euribor a 12 meses, no final de Maio, uma tendência que segue o comportamento iniciado em Abril e divulgado no final da semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Pina Moura contrata Fernando Pacheco para a Iberdrola (Jornal de Negócios) Fernando Pacheco, que foi secretário de Estado de Joaquim Pina Moura, primeiro no Ministério da Economia, depois no Ministério das Finanças, vai voltar a trabalhar com o ex-ministro socialista, agora como executivo da Iberdrola Portugal.

Rendas comerciais também sobem com a nova lei (Diário Económico) A nova lei do arrendamento vai contemplar a actualização das rendas comerciais. «O arrendamento urbano é tudo. É habitacional e comercial. Portanto, é sobre essa realidade que incide a reforma», disse a secretária de Estado da Habitação. Rosário Águas não quis avançar de que forma vai ser feita a actualização das rendas comerciais, reservando pormenores para a altura em que for apresentada a reforma.

Projecto imobiliário de 100 milhões nos Cabos d"Ávila (Diário Económico) Os terrenos da antiga fábrica Cabos d’Ávila, na Amadora, vão dar lugar a um projecto imobiliário, de comércio e serviços. O investimento está estimado em 100 milhões de euros e será realizado nos próximos cinco anos, pondo assim fim à actividade industrial naquela zona. A família Ávila alienou esse terrenos, no final do ano passado, à Plenoespaço, numa operação que ascendeu a 15 milhões de euros.

Acordo da PSA com CP e Luís Simões dá novo fôlego ao Porto de Sines (Público) O cargueiro de médio porte «MSC Cristiana» foi o primeiro navio a atracar no Terminal XXI em Sines, às 14h15 de ontem. A MSC espera movimentar 30 mil contentores até ao fim do ano, subindo para 100 mil em 2005, uma perspectiva «conservadora» no dizer do seu responsável em Portugal, Carlos Vasconcelos, que assegura ser «muito significativo» o volume de carga que a sua empresa proporcionará a Sines.

Mediadores imobiliários ameaçam entregar alvarás (Público) Os profissionais de mediação imobiliária ameaçam entregar os alvarás caso a direcção-geral dos Registos e Notariado não recue na intenção de os impedir de solicitar a emissão de certidões, fazer marcações de escrituras ou diligenciar registos provisórios, competências que, segundo duas associações do sector, a legislação lhes atribui desde 1961.

Falta de pagamento da Semapa adia AG da Portucel (Diário de Notícias) A Semapa vai depositar hoje na Caixa Geral de Depósitos (CGD) o cheque de cerca de 334 milhões de euros que deve à Portucel SGPS, por via da aquisição de 30% do capital da Portucel SA.. A Semapa esperou até ao último dia útil, dado pela Resolução do Conselho de Ministros que definiu a privatização da Portucel, para pagar.

Privatização aumenta preço e piora serviço (Diário de Notícias) Trabalhadores da CP e utentes rejeitam a privatização das unidades dos suburbanos de Lisboa e Porto. Ao início da manhã de ontem, Rui Ramos, da Comissão de Utentes da Linha de Sinta, considerou que a privatização das linhas de Lisboa e Porto «seria um escândalo» e prejudicaria os interesses dos passageiros. Também o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTCF) se manifestou contra a privatização, afirmando que, a ocorrer, ela «acentua a lógica de concorrência».

Publicidade
C•Studio